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O montante equivale a 5,6% do gasto projetado para o estado de São Paulo (R$ 1,1 bilhão) na principal data do e-commerce brasileiro | /ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL
Os consumidores do ABC vão desembolsar R$ 62,8 milhões na edição deste ano da Black Friday, que será realizada no próximo dia 29. O montante equivale a 5,6% do gasto projetado para o estado de São Paulo (R$ 1,1 bihão) na principal data do e-commerce brasileiro e uma das mais importantes do varejo no segundo semestre.
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A estimativa foi divulgada na última segunda-feira pelo site organizador do evento (www.blackfriday.com.br) e baseia-se em dados das nove edições anteriores e no tráfego da página.
A organização do evento estima que a data movimente R$ 3,15 bilhões no país, com aumento de 21% em comparação ao projetado para o ano passado (R$ 2,6 bilhões). A projeção considera o faturamento da meia-noite de quinta até a meia noite da
sexta-feira.
Desse total, o estado de São Paulo deve responder por 36% e a região
metropolitana, 4%.
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No ABC, São Bernardo deve liderar os gastos na data, com R$ 24,69 milhões. Na sequência aparecem Santo André (R$ 24,568 milhões), Mauá (R$ 4,712 milhões), Diadema (R$ 4,418 milhões) e São Caetano (R$ 4,362 milhões). Não há projeções para Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
"O Black Friday vem batendo recordes de faturamento todos os anos, desde quando lançamos o evento no Brasil. Depois do crescimento mais moderado durante o ápice da crise, hoje, ainda que a economia não esteja totalmente recuperada e com turbulências políticas, há maior confiança para gastar, inclusive aproveitando-se de compras represadas", afirma Ricardo Bove, idealizador do Black Friday.
Contribui para o otimismo em relação à data a discreta recuperação do emprego no ABC neste ano. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, revelam que, de janeiro a setembro, o ABC Paulista criou 8.555 vagas com carteira assinada.
(DR e GSP)
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