Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Agenda cresceu de 100 para 111 itens prioritários que serão negociados entre os 194 países presentes | Diego Herculano/ONU Mudanças Climáticas
O segundo dia da COP30, nesta terça-feira (11/11), ficou marcado por debates voltados à elaboração do documento final da conferência e à definição de acordos para o combate às mudanças climáticas.
Continua depois da publicidade
É a primeira vez que uma COP começa com uma agenda previamente definida. Isso permite que as tratativas avancem desde o início do evento e pode destravar as negociações a partir de agora.
Segundo a Agência Brasil, a agenda foi ampliada de 100 para 111 itens prioritários a serem negociados entre os 194 países presentes na COP30.
Entre os temas mais sensíveis estão o financiamento climático por países desenvolvidos, o comércio internacional e as condições especiais para a transição climática em países africanos.
Continua depois da publicidade
As discussões ocorreram após a abertura oficial da conferência, realizada no dia anterior (10/11), marcada pelo discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que comparou os gastos com guerras aos destinados a políticas de combate às mudanças climáticas.
“Se os homens que fazem guerra estivessem aqui nessa COP, iam perceber que é muito mais barato colocar 1,3 trilhão de dólares para acabar com um problema que mata, do que 2,7 trilhões para fazer guerra, como fizeram no ano passado”, defendeu o mandatário brasileiro.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade