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Cotidiano

Fernando Gorayeb, criador da Ballena, revela planos de expansão e os bastidores do fenômeno

Empresário contou à Gazeta como a bebida rosa passou de 2 mil para 150 mil garrafas por mês e se tornou uma das mais desejadas do País

Matheus Herbert

13/11/2025 às 19:11  atualizado em 13/11/2025 às 19:22

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No programa 'Direto da Gazeta', exibido pela TV GMG, Gorayeb contou que iniciou a carreira no mercado financeiro

No programa 'Direto da Gazeta', exibido pela TV GMG, Gorayeb contou que iniciou a carreira no mercado financeiro | Adrielle Gaseta/Gazeta de S. Paulo

O empresário Fernando Gorayeb, um dos criadores da famosa bebida Ballena, participou de uma entrevista exclusiva à Gazeta. A popular bebida rosa se tornou febre nos últimos anos, passando de uma produção inicial de 2 mil garrafas por mês para cerca de 150 mil mensais.

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No programa ‘Direto da Gazeta’, exibido pela TV GMG, Gorayeb contou que iniciou a carreira no mercado financeiro. Segundo ele, o conhecimento e a experiência adquiridos nessa área foram essenciais para que chegasse ao posto de cofundador e CEO da Ballena e da Pellicano Holding.

Empresário Fernando Gorayeb, um dos criadores da famosa bebida Ballena, participou de uma entrevista exclusiva à Gazeta. / Fotos: Adrielle Gaseta/Gazeta de S. Paulo.
Empresário Fernando Gorayeb, um dos criadores da famosa bebida Ballena, participou de uma entrevista exclusiva à Gazeta. / Fotos: Adrielle Gaseta/Gazeta de S. Paulo.
Fernando Gorayeb pontuou os pilares para o sucesso de uma marca durante entrevista à Gazeta.
Fernando Gorayeb pontuou os pilares para o sucesso de uma marca durante entrevista à Gazeta.
Com mais de 2 milhões de garrafas vendidas, a Ballena viu sua produção crescer de 2 mil unidades por mês no início para cerca de 150 mil atualmente.
Com mais de 2 milhões de garrafas vendidas, a Ballena viu sua produção crescer de 2 mil unidades por mês no início para cerca de 150 mil atualmente.
Para Gorayeb, o grande diferencial da bebida está na exclusividade, já que é a única empresa com certificado de autorização do governo Mexicano para trazer tequila para o Brasil.
Para Gorayeb, o grande diferencial da bebida está na exclusividade, já que é a única empresa com certificado de autorização do governo Mexicano para trazer tequila para o Brasil.

“Nosso País é um continente. O grande objetivo da Ballena em 2026 é penetrar, como marca, de maneira mais intensa em todo o Brasil”, adiantou Gorayeb.

Pilares de sucesso 

Além disso, Fernando Gorayeb pontuou os pilares para o sucesso de uma marca.

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“Uma marca de bebida precisa ter três pilares para começar o trabalho de construção. Você precisa ter um bom produto, uma boa engenharia tributária e fiscal, e também uma boa distribuição. Quando você tem esse alicerce, esse tripé, começa a trabalhar a marca. A Ballena teve algo muito incomum no mercado de bebidas. Normalmente, você tem um produto que puxa a marca ou uma marca que puxa o produto. A gente conseguiu fazer com que as duas coisas acontecessem ao mesmo tempo", sinalizou o CEO.

Confira a entrevista em vídeo na íntegra abaixo: 

Crescimento e faturamento 

Com mais de 2 milhões de garrafas vendidas, a Ballena viu sua produção crescer de 2 mil unidades por mês no início para cerca de 150 mil atualmente. No terceiro ano de atuação, a bebida já se consolidou como um case de sucesso no mercado, registrando alta de mais de 700% em volume desde o primeiro ano.

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O avanço se reflete também na participação da marca na categoria de licores, que saltou de 2% para 18% de market share, e em um faturamento de R$ 80 milhões em 2024.

Fernando GorayebFernando Gorayeb, criador da Ballena, revela planos de expansão e os bastidores do fenômeno. Foto: Divulgação 

Para Gorayeb, o grande diferencial da bebida está na exclusividade, já que é a única empresa com certificado de autorização do governo Mexicano para trazer tequila para o Brasil, garantindo a autenticidade e a qualidade superior de seus produtos.

“A marca cresceu em paralelo ao nosso produto, com uma adesão e aprovação extraordinárias do público. Nosso foco agora é ampliar ainda mais o alcance do produto, explorando colaborações que casem com o estilo de vida de nosso público”, completa. 

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Novidades no mercado

Recentemente, a marca apresentou ao mercado dois novos sabores: Chocolate & Caramelo e Coco. Com 16% de teor alcoólico, as novidades são ideais para serem apreciadas puras com gelo ou em coquetéis gelados. 
 

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