Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Helder Barbalho testa robô usado para facilitar a colheita de açaí | Marcelo Lelis/Ag. Pará
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), participou da AgriZone na reta final da COP30. Ele se impressionou especialmente com um robô desenvolvido para facilitar a colheita de açaí.
Continua depois da publicidade
A tecnologia permite que o equipamento suba nos açaizeiros e corte os cachos, sem necessidade de escalada manual, reduzindo riscos de acidentes e agilizando o processo produtivo.
Organizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a AgriZone integrou a programação paralela à COP30, que se encerrou na última semana. A ação reuniu experiências, tecnologias e soluções voltadas à agricultura sustentável, numa visão de exaltação do agronegócio brasileiro com responsabilidade ambiental.
“É histórico!”, definiu Helder Barbalho. “Esta foi uma estratégia acertada do governo brasileiro, por meio da Embrapa e do Ministério da Agricultura, em parceria com o Governo do Pará, ao permitir um espaço credenciado de visitação para apresentar as boas experiências do Brasil”, continuou o mandatário.
Continua depois da publicidade
A comitiva também visitou o estande do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), onde foi apresentado um viveiro com cultivos de hortaliças e ervas sem uso de agrotóxicos.
“O Brasil tem excelência na produção de alimentos e pode liderar pelo exemplo, com atividades sustentáveis, responsabilidade ambiental, inovação e tecnologia. Isso nos permite posicionar o País como um player estratégico, conciliando preservação ambiental e desenvolvimento produtivo”, completou Helder Barbalho.
A COP30, a conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, chegou ao fim no último domingo (23/11) em Belém, capital do Pará. A cúpula aprovou 29 documentos de forma unânime pelos 195 países que participaram do encontro.
Continua depois da publicidade
Esse conjunto de textos foi incorporado ao documento final e recebeu o nome de Pacote de Belém. Trata-se das novas metas para adaptação, financiamento, justiça climática e implementação do Acordo de Paris. A íntegra do texto pode ser lida neste link, em inglês.
Por outro lado, o Mapa do Caminho para o afastamento da economia da dependência dos combustíveis fósseis, uma das prioridades do governo brasileiro, não entrou na lista de consensos.
“Ao sairmos de Belém, esse momento não deve ser lembrado como o fim de uma conferência, mas como o início de uma década de mudança”, afirmou o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, no encerramento.
Continua depois da publicidade
A COP30 registrou mais de 42 mil participantes de 195 países na Blue Zone. A informação é do Ministério do Turismo.
A Turquia será a anfitriã da cúpula climática COP31 em 2026, com a Austrália liderando o processo de negociação. O acordo resolveu um longo impasse entre as duas partes que disputavam a sede das negociações climáticas da ONU.
Uma cúpula pré-COP será realizada em um país das Ilhas do Pacífico, e a Austrália liderará o processo. Até lá, o Brasil segue na presidência da COP.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade