A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 14 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Greta Thunberg chega a Belém e deve participar de manifestação na COP30; VÍDEO

São esperadas cerca de 30 mil pessoas na Marcha Mundial pelo Clima

Leonardo Siqueira

14/11/2025 às 18:40  atualizado em 14/11/2025 às 19:16

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Ativista Sueca volta a participar da Conferência das Partes depois de quatro anos

Ativista Sueca volta a participar da Conferência das Partes depois de quatro anos | Imagem das Redes Sociais

Greta Thunberg, ativista ambiental sueca, deve estar na Marcha Mundial pelo Clima neste sábado (14/11). A concentração começa às 7h no Mercado de São Brás, em Belém, Pará. O ato quer dar holofote à transformação social e justiça climática.

Continua depois da publicidade

Lorena Rosa, organizadora da Marcha Mundial pelo Clima, afirmou pelas redes sociais que são esperadas cerca de 30 mil pessoas na manifestação.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

“Teremos vários blocos integrados: o primeiro por terra, território e recursos; o segundo, por transição e cidades justas; e o terceiro, pelo internacionalismo e soberania dos povos”, afirmou Rosa.

A titular da Comissão Política da Cúpula dos Povos, Natália Lobo, afirmou à Gazeta que há muitos anos as COPs ocorrem em países distantes, onde não era possível fazer grandes mobilizações. Para ela, há uma demanda reprimida dos movimentos sociais para afirmar a visão climática deles.

Continua depois da publicidade

“Essa marcha é importante para podermos ocupar espaço físico em um grande evento como a COP30 e colocar a agenda dos movimentos sociais em pauta”, concluiu Lobo.

Ausência desde 2021

A ausência de Greta Thunberg em conferências internacionais de clima ocorre desde 2021, durante a COP26, em Glasgow, na Escócia. Em uma de suas falas, disse que o evento se tornou “um festival de greenwashing do Norte Global”, no qual promessas são repetidas, mas compromissos concretos não se materializam.

Depois, criticou o resultado da COP28, nos Emirados Árabes Unidos, classificando-o como “uma facada nas costas para os mais vulneráveis”, e chamou o Azerbaijão, sede da COP29, de “petroestado autoritário”.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados