A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 09 Dezembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

AGORA! Motoristas entram em greve e ônibus são recolhidos em capital brasileira

Ordem foi emitida por Valdemir dos Santos, presidente do sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus

Monise Souza

09/12/2025 às 17:05  atualizado em 09/12/2025 às 18:09

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Previsão é de que os ônibus de São Paulo sejam recolhidos aos poucos e as frotas sejam diminuídas ao longo do dia

Previsão é de que os ônibus de São Paulo sejam recolhidos aos poucos e as frotas sejam diminuídas ao longo do dia | Zanone Fraissat/Agência Brasil

Uma greve de ônibus foi anunciada pelo sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus, nesta terça-feira (9/12), em São Paulo. Paralisação ocorre devido aos atrasos do 13º salário e do vale-alimentação dos funcionários.

Continua depois da publicidade

A ordem foi emitida por Valdemir dos Santos, presidente do sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus, informou.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Segundo informações do Brasil Urgente, da TV Band, ônibus da Sambaiba, na zona norte da capital paulista, já estão sendo recolhidos.  

A previsão é de que os ônibus de São Paulo sejam recolhidos aos poucos e as frotas sejam diminuídas ao longo do dia, pois a ordem foi feita de forma urgente e sem aviso prévio.

Continua depois da publicidade

Reivindicações

Na zona leste de São Paulo, o movimento está normal, mas alguns funcionários informaram que a ordem está se espalhando.

Para o Brasil Urgente, Valdemir explicou que o 13º está com atraso desde a primeira parcela devido à falta de dinheiro e atrasos com a Prefeitura de São Paulo.

Em uma reunião com a Secretária de Transportes, uma ata foi assinada firmando o compromisso de pagamento das duas parcelas do pagamento para esta sexta-feira (12/12). Mas na tarde desta terça, uma carta foi enviada ao sindicato pedindo alteração dessa data.

Continua depois da publicidade

O que diz a prefeitura

Em nota, a Prefeitura de São Paulo informa que os repasses às empresas de ônibus estão em dia e o pagamento do 13º salário dos trabalhadores é de responsabilidade exclusiva das concessionárias.

A pedido do prefeito Ricardo Nunes, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana/Transportes e  SPTrans registraram nesta terça-feira um Boletim de Ocorrência contra as empresas que aderiram a uma paralisação sem aviso prévio, ferindo gravemente a legislação.

A gestão se solidariza com todos os usuários que dependem do transporte público e que hoje sofrem com o descaso, irresponsabilidade e falta de compromisso dessas companhias com a população.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados