A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 24 Junho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Idosa espera por 5 meses para marcar consulta

ubs. Aposentada tenta marcar consulta há 5 meses; outros pacientes também relatam problemas em UBSs da zona sul

27/04/2019 às 01:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
UBS Jardim Três Corações; pacientes dizem que precisam esperar ao menos três meses por consulta

UBS Jardim Três Corações; pacientes dizem que precisam esperar ao menos três meses por consulta | /FOTOS: THIAGO NEME/GAZETA DE S. PAULO

Pacientes de Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona sul de São Paulo relatam dificuldades para marcar consulta e longo tempo de espera.

Continua depois da publicidade

É o caso de uma aposentada de 68 anos que procurou a UBS Jardim Três Corações, na região do Grajaú, para marcar um exame para verificar um problema de catarata há cinco meses. De acordo com seu relato há sempre dificuldade para conseguir marcar a consulta, que costuma ser adiada. "Eles dizem 'volta amanhã', 'volta semana que vem'. A maioria dos atendentes é muito prestativa, mas está bem complicado marcar algo, não estou conseguindo", diz.

A mulher também conta que, em outras situações, esperou pelo menos quatro meses para passar por consultas. Ela tem diabetes e usa um marca-passo para corrigir um problema no coração.

Já outro usuário, Alberto Rodrigues, diz esperar há três meses por um exame de audiometria na mesma UBS. Não há previsão de quando a consulta vai ser realizada. "Só me disseram que eu preciso continuar aguardando".

Continua depois da publicidade

Por sua vez, José da Silva, que estava saindo da UBS Três Corações no dia da visita da reportagem da Gazeta ao local, explica que estava tentando saber quando passaria por um exame.
"Estou esperando há dois meses por um exame de diabetes", se lamenta.

PARQUE ARARIBA.

Uma paciente relatou à Gazeta que demorou muito para ser atendida em uma outra UBS da zona sul de São Paulo, a do Parque Arariba, próxima da estação Vila das Belezas, da linha 5-Lilás do Metrô. Naiara de Paula Franco diz ter sofrido uma crise violenta de ansiedade na manhã de quinta-feira (25). Mesmo sabendo que as UBSs não são lugares ideais para pronto-atendimentos, a mulher foi para a unidade procurar ajuda. "Naquele momento era a minha única opção", explica.

Continua depois da publicidade

Ela reclama da lotação do local e da demora no atendimento. "Estava lotada, nunca vi tão lotada na minha vida. Se fosse em algum bairro mais central certamente estaria mais vazia. Eu fiquei esperando uns 20 minutos só para vir alguém falar comigo. Depois, demorou uma hora e meia para passar com o médico, e isso me colocaram como urgência".

Ela diz que foi muito bem atendida pelo médico, mas se lamenta do tempo para marcar uma consulta. "Deve demorar uns três meses".

NOTA DA PREFEITURA.

Continua depois da publicidade

Em nota, a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sul informa que a aposentada citada na reportagem tem consulta agendada para 8 de maio, com médico especialista oftalmologista, para nova avaliação e solicitação de exames. A nota também diz que Alberto Rodrigues já foi informado sobre agendamento de consulta com otorrinolaringologista no AME Jardim dos Prados, marcada para 3 de maio.

A CRS informa que não foram localizados pedidos de exames pendentes para a paciente Naiara de Paula Franco. Segundo a nota, ela será orientada pela UBS referência quanto as possibilidade de tratamento e acolhimento para casos de crises de ansiedade.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esclarece que o município dispõe de Complexo Regulador, formado por profissionais da saúde especialistas em diversas áreas, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros, que tem a função de organizar a relação entre a oferta e a demanda de consultas, exames e procedimentos, qualificando o acesso da população aos serviços de saúde no SUS de forma ordenada e equânime.

Continua depois da publicidade

Por fim, a nota da prefeitura destaca o lançamento do aplicativo Agenda Fácil. "Em busca de melhoria continua no atendimento prestado à população, a Prefeitura de São Paulo lançou em 2017 o aplicativo Agenda Fácil, com o objetivo de agilizar o processo de agendamento de consultas e exames. Pelo programa é possível agendar, confirmar e cancelar consultas e exames pelo telefone celular. Além da marcação, o Agenda Fácil permite que o usuário acompanhe todos os procedimentos agendados, pré-agendados ou em fila de espera. O usuário também pode desmarcar procedimentos, caso não possa comparecer". (Bruno Hoffmann)

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados