Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Estudantes deixaram seus agradecimentos no túmulo de Maria Judith de Barros | Divulgação/Consolare
O Cemitério da Consolação, no centro de São Paulo, recebe anualmente estudantes que visitam túmulos por tradição ou fé antes de vestibulares e concursos.
Continua depois da publicidade
Neste domingo (16/11), candidatos farão o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Muitos vestibulandos recorrem à Maria Judith de Barros, conhecida como a “milagreira dos vestibulandos”.
Maria Judith de Barros morreu em 1938, vítima de violência doméstica. Segundo relatos populares, ela começou a ser considerada milagreira devido à história de outra mulher que, diante do túmulo, teria pedido pelo fim de agressões sofridas. O que aconteceu.
A tradição que liga Maria Judith aos vestibulandos surgiu anos depois. Por volta dos anos 2000, alunos de um colégio da região visitaram seu túmulo e pediram para serem aprovados.
Continua depois da publicidade
Desde então, Maria Judith de Barros passou a ser procurada por estudantes que buscavam aprovação em universidades, concursos ou na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e se tornou a “milagreira dos vestibulandos”.
O Governo do Estado de São Paulo vai oferecer transporte público gratuito neste domingo (16/11) para todos os estudantes que farão o segundo dia de provas do Enem 2025.
A primeira prova ocorreu no último domingo (9/11), e o gabarito oficial foi divulgado nesta quinta-feira (13/11). Nas edições anteriores do exame, os gabaritos das duas provas eram divulgados simultaneamente.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade