A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 14 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Novo mapa-múndi reestrutura ordem global com foco no Brasil

Modelo foi lançado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em homenagem à COP30

Lucas Souza

12/11/2025 às 21:50  atualizado em 13/11/2025 às 15:44

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Mapa com Pará no centro do mundo será lançado oficialmente nesta quinta

Mapa com Pará no centro do mundo será lançado oficialmente nesta quinta | Divulgação/IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou, nesta terça-feira (11/11), um novo mapa-múndi em homenagem à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Continua depois da publicidade

A nova versão reestruturou a ordem global, dando foco ao estado do Pará, na região norte do território brasileiro.

Modelo foi lançado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em homenagem à COP30Nova versão reestruturou a ordem global, dando foco ao estado do Pará/Reprodução/Instagram

“Ele traz uma nova perspectiva do planeta, colocando o Pará e Belém no centro, a capital simbólica do Brasil durante a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima”, escreveu o perfil oficial do instituto.

Esta não é a primeira vez que o instituto cria um mapa-múndi. Em maio de 2025, o IBGE lançou um mapa virado “de cabeça para baixo”.

Continua depois da publicidade

COP30

A COP30, a conferência do clima das Nações Unidas, começou nesta segunda (10/11) com discurso oficial de abertura por volta de 11h30, comandado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Desde então, Marina Silva inaugurou os Pavilhões Brasil na COP30, a cúpula do clima das Nações Unidas em Belém, a capital do Pará. O espaço será voltado para abordar a discussão sobre enfrentamento climático relacionados ao País.

Mas, além de sediar o evento, o pavilhão foi invadido na noite desta terça-feira (11/11). Manifestantes passaram pelas portas do pavilhão, mas a tentativa de acesso forçado ao local foi frustrada pela ação dos seguranças do evento. 

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados