Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O prefeito de Guarulhos, Gustavo Guti (PSB), determinou a retirada de 7 fotos de uma exposição de 80 fotografias sobre o universo feminino expostas em um centro cultural da cidade. As imagens retiradas retratavam mulheres participando de uma manifestação contra o então candidato à Presidência, Jair Bolsonaro (PSL).
Continua depois da publicidade
Para o prefeito, as fotos das mulheres não deveriam ser mostradas em um espaço público. Para a fotógrafa, não há dúvida de que houve censura.
As imagens foram feitas por um coletivo, um grupo de mulheres fotógrafas de Guarulhos. A exposição está em cartaz desde setembro no Centro Cultural Adamastor, no centro de Guarulhos. O espaço da prefeitura, aberto ao público, é muito frequentado por jovens e alunos de escolas públicas.
No edital de convocação da exposição, as únicas exigências eram que as fotógrafas fossem mulheres e que não fizessem apologia de violência, drogas ou de cunha racista ou que as fotos sejam preconceituosas.
Continua depois da publicidade
As mulheres enviaram fotos que retratam diferentes faces da vida feminina vistas por elas mesmas, como a maternidade, cotidiano e vaidade.
As fotos foram retiradas depois que um homem gravou um vídeo, com uma denúncia da exposição, e postou na internet.
Em nota enviada ao "G1", a prefeitura informou que, "ao saber que na exposição havia um conjunto de quadros de caráter político- partidário, o prefeito Guti determinou que somente esses fossem retirados imediatamente, já que o Centro Municipal de Educação Adamastor é um espaço público inapropriado para manifestações de cunho
político". (GSP)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade