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Projeto do professor Wagner deve ir ao ar em 30 de janeiro de 2026 | Divulgação/Governo de SP
O projeto “Penso, Logo Escrevo”, do professor Wagner Garcia Siqueira, da rede estadual de São Paulo, foi reconhecido nesta terça-feira (11/11) como uma das 100 inovações educacionais mais impactantes do ano pela HundrED, uma plataforma global com sede na Finlândia.
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Os 100 projetos selecionados em todo o mundo serão apresentados durante cerca de três meses na plataforma da HundrED.
O projeto do professor Wagner, que atualmente leciona na Escola Estadual Fadlo Haidar, será disponibilizado na plataforma em 30 de janeiro de 2026.
Os trabalhos selecionados neste ano para o catálogo do ano que vem são de 52 países diferentes e beneficiam 63 milhões de estudantes ao redor do mundo.
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Criado há 21 anos, o “Penso, Logo Escrevo” nasceu da percepção de Wagner sobre a insegurança dos estudantes diante das avaliações que exigiam produção textual.
A partir disso, o professor decidiu transformar o ensino da escrita em um processo colaborativo: os alunos participam ativamente da escolha dos temas à correção dos textos.
O método é dividido em cinco etapas:
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Os estudantes se reúnem em grupos para sugerir temas;
As propostas são levadas à votação geral da turma;
Cada aluno produz sua redação;
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O professor realiza a correção individual;
Por fim, acontecem leituras públicas - primeiro em sala e depois para toda a escola, em um evento anual.
Além de preparar os alunos para o Provão Paulista, ENEM e vestibulares, o projeto “Penso, Logo Escrevo” tem como foco principal desenvolver a expressão e o domínio da linguagem.
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O passo a passo de implementação do projeto agora está disponível na plataforma da HundrED, permitindo que escolas de todo o mundo conheçam e repliquem a iniciativa.
Atualmente, Wagner leciona na Escola Estadual Fadlo Haidar, em Itaquera, zona leste de São Paulo, mas o projeto já passou por outras unidades, como a Escola Estadual Professora Ruth Cabral Troncarelli e a Escola Estadual Jardim Iguatemi.
Antes de chegar aos 100 melhores projetos do ano, o professor já inspirava outras aulas segundo informações do Governo do Estado.
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O “Penso, Logo Escrevo” é realizado pelas professoras Ingrid Soma, da Escola Estadual Sumie Iwata, também na zona leste de São Paulo, e Geane Kênia, da Escola Estadual Professor Bicalho, em Grão Mogol, Minas Gerais.
O projeto foi estudado na Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba, na disciplina de planejamento e avaliação, com a professora doutora Milene Bazarim, do curso de Letras.
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