A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 17 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Ranking revela quais universidades têm os melhores cursos do Brasil

Dos 143 cursos de graduação avaliados da USP, 123 alcançaram nota máxima de cinco estrelas

Yasmin Gomes

05/11/2025 às 08:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Guia da Faculdade é elaborado pelo Estadão em parceria com a Quero Educação

Guia da Faculdade é elaborado pelo Estadão em parceria com a Quero Educação | Divulgação/USP

A Universidade de São Paulo (USP) é a instituição pública com mais cursos avaliados como excelentes, segundo o Guia da Faculdade do Estadão 2025.

Continua depois da publicidade

Dos 143 cursos de graduação avaliados da USP, 123 alcançaram nota máxima de cinco estrelas e 20 foram classificados com quatro estrelas.

Neste ano, o Guia da Faculdade avaliou 22.198 cursos de graduação em todo o Brasil. Apenas 993 cursos receberam cinco estrelas, sendo 85% dessas graduações oferecidas por instituições públicas.

A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) ocupa a segunda posição entre as melhores universidades públicas do Brasil, com 67 cursos de graduação avaliados como excelentes, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 53 cursos. Veja as instituições com mais cursos 5 estrelas:

Continua depois da publicidade

Instituição Cursos com 5 estrelas
USP 123
UNESP 67
UNICAMP 53
UFRGS 38
UFSCar 32
UFSC 31
UFRJ 31
UFV 29
Unifesp 28
UFU 25

O guia também classifica as instituições de ensino privadas. No ano de 2025, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) foi a instituição privada que somou a maior quantidade de cursos cinco estrelas, 17 no total.

Guia da Faculdade

O Guia da Faculdade é elaborado pelo Estadão em parceria com a Quero Educação, uma das principais startups da área educacional do Brasil. Publicado desde 2019, o guia considera todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (MEC).

A avaliação é feita por cerca de 12 mil coordenadores acadêmicos e professores que colaboram de maneira voluntária para o guia. Cada curso passa pela avaliação de seis deles, que atribuem notas de um a cinco em três critérios: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados