Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Ministra Sônia Guajajara participou de evento com Macaé Evaristo pela manhã | Toninho Castro | Gazeta de S. Paulo
No terceiro dia da COP30, que ocorre nesta quarta-feira (12/11) em Belém, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados inéditos sobre as áreas protegidas da Amazônia Legal.
Continua depois da publicidade
Ao longo do dia, lideranças globais como Al Gore e Michelle Bachelet discutem desafios e ações concretas para enfrentar a crise climática e fortalecer a proteção ambiental.
Por volta das 10h, o IBGE apresentou o estudo sobre as áreas protegidas, com um retrato ambiental e estatístico da região, detalhando informações para a população que vive em unidades de conservação, terras indígenas e territórios quilombolas, além de dados sobre a extensão e o estado de preservação dessas áreas.
No mesmo horário, ocorreu um encontro entre o ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ambientalista Al Gore e o secretário-executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, Simon Stiell.
Continua depois da publicidade
Os dois debateram maneiras de transformar dados científicos sobre o clima em ações concretas de mitigação e adaptação.
Além disso, Macaé Evaristo e a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, integraram o evento de Alto Nível. O painel contou ainda com a subsecretária-geral das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Ilze Kehris, e o defensor francês Michel Forst.
A ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, também participou da programação desta quarta, ao lado da ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo. O painel abordou os desafios para a proteção ambiental nas democracias.
Continua depois da publicidade
Está programada para as 17h30, a apresentação, pela ministra dos Direitos Humanos, da versão revisada do Protocolo Nacional para a Proteção Integral de Crianças e Adolescentes em Situação de Risco e Desastres.
Fora dos espaços centrais da conferência, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, visitou a Cozinha Comunitária Sustentável, em Ananindeua, projeto desenvolvido pela Itaipu para promover alimentação acessível e de baixo impacto ambiental.
O Ritual de Abertura da COP Indígena, no Pavilhão Círculo dos Povos, às 13h, marcou o início oficial da programação dedicada aos povos originários.
Continua depois da publicidade
*Texto com informações da Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade