A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 17 Março 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Rio no litoral de São Paulo é o 2º mais contaminado do mundo, segundo pesquisa

Estudo foi publicado em revista científica internacional e conduzida por especialistas do Ipen e do Instituto Ecofaxina

Adriano Assis

15/02/2025 às 15:40  atualizado em 16/02/2025 às 16:41

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Institutos brasileiros coletaram material e trabalharam na pesquisa

Institutos brasileiros coletaram material e trabalharam na pesquisa | William R. Schepis/Instituto EcoFaxina

Um rio no litoral de São Paulo é o segundo mais contaminado por microplásticos no mundo, de acordo com estudo internacional recente.

Continua depois da publicidade

É o rio dos Bugres, que divide as cidades de Santos e São Vicente. A pesquisa foi conduzida por especialistas do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e do Instituto Ecofaxina, e publicada na revista científica Marine Pollution Bulletin.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, foi encontrada uma quantidade superior a 93 mil partículas de microplásticos por quilograma de sedimento retirado (composto por areia ou lama do fundo do rio) em apenas um dos pontos de coleta.

Isso deixa o rio dos Bugres atrás apenas do rio Pasur, em Bangladesh, entre os mais contaminados. O rio no sul da Ásia apresentou 157 mil partículas por quilograma de sedimento.

Continua depois da publicidade

Em outros dois pontos do rio paulista o nível de concentração encontrado chamou a atenção dos pesquisadores, com 62 mil partículas por quilograma de sedimento e 43 mil partículas.

Os microplásticos são partículas plásticas menores que 5 mm que se formam a partir da fragmentação de plásticos maiores, como garrafas e embalagens. Eles se fragmentam com o tempo devido à ação do sol, das ondas e da interação com outras substâncias.

Vulnerabilidade social

Mais do que poluição e contaminação por microplásticos, o rio dos Bugres é marcado pela vulnerabilidade social e falta de investimento público.

Continua depois da publicidade

É ele que margeia o Dique da Vila Gilda, em Santos, maior favela de palafitas do Brasil, com cerca de 20 mil habitantes. O litoral de São Paulo têm a maior proporção de moradores de favelas do Estado.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados