Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
"Rage bait", traduzida literalmente como "isca de raiva" é o termo escolhido para representar a palavra de 2025 | Pexels/Mikoto
Todo ano a Universidade de Oxford elege a palavra do ano, neste não foi diferente. A palavra escolhida refere-se a conteúdos on-line gerados com a intenção de provocar raiva ou indignação no usuário.
Continua depois da publicidade
"Rage bait", traduzida literalmente como “isca de raiva” é o termo escolhido para representar a palavra de 2025.
A universidade é a responsável pelo reconhecimento de palavras como brain rot (termo usado para descrever a deterioração mental causada pelo consumo excessivo de conteúdo digital superficial, como vídeos curtos e memes) e selfie como parte da linguagem cotidiana e da internet.
O termo é usado para conteúdos que utilizam de sentimentos negativos para gerar engajamento.
Continua depois da publicidade
Segundo dados da Universidade de Oxford, o uso de rage bait triplicou em 2025.
“O fato de a expressão existir e ter tido um aumento tão drástico em seu uso significa que estamos cada vez mais conscientes das táticas de manipulação às quais podemos ser submetidos online. Antes, a internet se concentrava em capturar nossa atenção despertando curiosidade em troca de cliques, mas agora vemos uma mudança drástica para o sequestro e a influência em nossas emoções e em como reagimos”, afirmou Casper Grathwohl, presidente da Oxford Languages.
Para eleger a palavra do ano, lexicógrafos da Universidade de Oxford analisam a língua inglesa para encontrar palavras ou expressões que ajudem a explicar o mundo no último ano.
Continua depois da publicidade
Em 2025, a palavra campeã concorria com as expressões "aura farming" (descreve a criação de uma aura de confiança e carisma em torno de um indivíduo) e "biohacking" (tentativa de "hackear" a própria saúde para se tornar mais saudável).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade