Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
'Cazuza Exagerado' chega a São Paulo em versão expandida no Shopping Eldorado | Divulgação/Midiorama
A maior mostra já realizada sobre o poeta, cantor e compositor Cazuza, se prepara para desembarcar no Shopping Eldorado, na zona oeste de São Paulo, a partir de segunda-feira (22/12).
Continua depois da publicidade
A versão paulistana da exposição “Cazuza Exagerado”, que atraiu milhares de fãs em sua passagem pelo Rio de Janeiro, chega ainda maior e traz como novidade o palco Cantos e Contos, espaço dedicado a apresentações de música, poesia e encontros especiais.
Os ingressos para a mostra “Cazuza Exagerado” já estão disponíveis no site cazuzaexposicao.com.br e custam a partir de R$ 40. A entrada é livre para todos os públicos, mas menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um responsável.
Recentemente, a capital paulista também recebeu uma exposição exclusiva em homenagem a Raul Seixas, que completaria 80 anos em 2025. Intitulada “Baú do Raul”, a mostra contou com mais de mil objetos do eterno “Maluco Beleza”.
Continua depois da publicidade
Celebrando a vida e a obra de um dos principais nomes da música brasileira, a exposição marca os 40 anos do álbum “Exagerado”, lançado em 1985, e ocupa cerca de 1,8 mil m², uma área ainda maior do que a da versão carioca, concebida especialmente para o Shopping Eldorado, em Pinheiros.
Após uma temporada de grande sucesso no Rio de Janeiro, a mostra chega a São Paulo para atender aos inúmeros pedidos do público. Na capital fluminense, a exposição atraiu mais de 60 mil visitantes e emocionou nomes de peso como Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Marieta Severo, Roberto Frejat, Bebel Gilberto, Rogério Flausino, Wilson Sideral e Sandra de Sá.
Apresentada pelo Ministério da Cultura e Bradesco, com realização da Sorria! e coprodução da Hit Makers (Grupo 4ZERO4), Caselúdico e Viva Cazuza, a exposição propõe uma jornada sensorial, histórica e emocional pela trajetória do artista.
Continua depois da publicidade
Grande parte dos mais de 700 itens expostos pertence ao acervo pessoal preservado por Lucinha Araújo, mãe de Cazuza e presidente da Sociedade Viva Cazuza. Entre eles, roupas, documentos, manuscritos de letras e poemas, desenhos, registros em áudio e vídeo e objetos pessoais.
A mostra, que promete emocionar os fãs do eterno Caju, também recria ambientes marcantes da trajetória do artista, como a Pizzaria Guanabara, o palco e o camarim do último show no Canecão, o palco do Chacrinha e a Galeria Alaska.
A versão paulistana da exposição traz ainda registros inéditos da relação de Cazuza com a Capital, como o primeiro show da turnê “Ideologia” no Aeroanta, em 1988; a apresentação do Barão Vermelho no Radar Tantã, quando os músicos acabaram presos, episódio que virou manchete e foi emoldurado a pedido do próprio artista; além de memórias do período em que ele viveu parte de seu tratamento na cidade.
Continua depois da publicidade
Com curadoria de Ramon Nunes Mello, autor dos livros “Meu Lance é Poesia” e “Protegi Teu Nome por Amor”, a mostra reúne 11 salas imersivas com tecnologia de ponta, incluindo hologramas, inteligência artificial e experiências interativas, além de documentos raros da família.
A proposta é revisitar todas as fases de Cazuza: da infância ao auge, passando pelos anos no Barão Vermelho, a carreira solo e sua atuação como cronista da geração 80.
“Cazuza nos inspira a enxergar a vida com mais coragem, irreverência e arte”, diz Fernando Ligório, CEO do Grupo 4ZERO4. “Depois de tantos pedidos para levar a exposição a São Paulo, é muito especial atender esse desejo do público.”
Continua depois da publicidade
“Em Cazuza Exagerado sonhamos um caminho onde todos fossem tocados por sua poesia”, completa Marcelo Jacow, da Caselúdico, responsável pela criação de exposições como “Castelo Rá-Tim-Bum”, “Mickey 90 anos”, “Batman 80 anos” e “Silvio Santos Vem Aí”.
As 11 salas da mostra foram concebidas para formar uma narrativa visual e sonora da vida de Cazuza, mantendo o desenho original do Rio de Janeiro, mas ampliando detalhes na versão de São Paulo. Conheça a seguir mais detalhes.
Sala 1 - Agenor Caju
Continua depois da publicidade
Apresenta o ambiente familiar e os primeiros anos de vida, com roupas e brinquedos do bebê, documentos, fotos feitas pelo próprio Cazuza, desenhos e réplicas do diário e da caderneta escolar que podem ser manuseadas pelo público.
Sala 2 - Maior Abandonado
Mergulho nos primeiros anos musicais, destacando sua atuação como vocalista do Barão Vermelho, com registros de shows, bastidores e materiais originais dos três álbuns gravados com a banda.
Continua depois da publicidade
Sala 3 - Eu Sou Manchete Popular / Álbuns Solo
Cenografia interativa que exibe críticas, matérias e imagens raras da fase solo, com itens pessoais como mural do quarto, óculos, escrivaninha, manuscritos, roupas e objetos.
Sala 4 - Viva o Chacrinha, Viva o Palhaço
Continua depois da publicidade
Recriação irreverente do clima de suas participações no programa do Velho Guerreiro, com projeções e elementos cênicos.
Sala 5 - Cazuza por Toda Parte
Ambiente audiovisual que sincroniza trilhas e imagens animadas por IA, criando um fluxo de memórias a partir de fotos e registros históricos.
Continua depois da publicidade
Sala 6 - Caravana do Delírio
Recria a famosa Chevrolet Veraneio preta que o cantor usava para cruzar o Rio de Janeiro com amigos no período em que já estava doente. Projeções ao volante, fotos de encontros com amigos e troféus compõem o ambiente.
Salas 7/8 - Camarim e o Canecão / O Tempo Não Para
Continua depois da publicidade
Reconstrução do palco e do camarim do último show no Canecão, com o terno branco, disco de ouro, fotos com artistas da MPB, a polêmica bandeira do Brasil e um holograma emocionante do artista.
Sala 9 - Poesia
Declamação do poema “Cineac Trianon”, na voz de artistas que interpretaram Cazuza no cinema e no teatro.
Sala 10 - Na Mídia, na Novidade Média
Vitrines de filmes, novelas, clipes e locais emblemáticos como a Galeria Alaska e a Pizzaria Guanabara, recriados com projeções.
Sala 11 - Eu Ando Muito Bem Acompanhado
Simula o salão da Pizzaria Guanabara, onde o público pode “conversar” com personagens reais da vida de Cazuza: Ney Matogrosso, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Frejat, Bebel Gilberto, Fernanda Montenegro, Pedro Bial e Sandra de Sá.
A mostra conta ainda com uma loja oficial, recheada de produtos inspirados na obra do artista, como vinis, camisetas, azulejos, pins e itens exclusivos.
Serviço
Cazuza Exagerado, em São Paulo
Onde? Shopping Eldorado, na avenida Rebouças, 3970, Pinheiros, São Paulo
Quando? A partir de 22 de dezembro; de segunda a sábado, das 10h às 21h15 (fecha às 22h); domingo, das 14h às 19h15 (fecha às 20h)
Classificação: Livre para todos os públicos; menores de 14 anos acompanhados por responsável
Quanto? A partir de R$ 40; vendas por meio do site oficial da exposição: cazuzaexposicao.com.br
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade