Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A primeira final entre clubes brasileiros na Libertadores ocorreu em 2005, quando o São Paulo foi campeão ao vencer o Athletico | Rubens Chiri/SaoPauloFC
A final da Libertadores de 2025 marca um acontecimento histórico: o Brasil chega a 25 títulos da competição, se igualando à Argentina, algo irreal anos atrás.
Continua depois da publicidade
De quebra, esta edição marca a sétima conquista consecutiva, realçando a hegemonia brasileira desde 2019.
Além disso, são sete confrontos de dois brasileiros na decisão, todas em um intervalo de 20 anos.
A primeira final entre clubes brasileiros na Libertadores ocorreu em 2005. Na ocasião, São Paulo e Athletico disputaram a taça em dois jogos.
Continua depois da publicidade
Na ida, empate por 1 a 1 no Beira-Rio (a Conmebol não permitiu que o jogo na Arena da Baixada, que tinha estrutura e capacidade diferentes, ainda antes da reforma para a Copa 2014).
No jogo de volta, o São Paulo goleou por 4 a 0, no Morumbi, com gols de Amoroso, Fabão, Luizão e Diego Tardelli.
Na segunda final brasileira novamente o São Paulo esteve presente, mas dessa vez ficou com o vice-campeonato. A taça ficou com o Internacional, que venceu o São Paulo por 2 a 1, no Morumbi. Na volta, empatou no Beira-Rio, por 2 a 2, e garantiu a taça.
Continua depois da publicidade
Após duas finais brasileiras, a Conmebol impôs uma regra, válida entre 2007 a 2016, para evitar decisões entre equipes do mesmo país, forçando confrontos entre elas até as semifinais. Em 2017, porém, a medida foi desfeita.
Após 14 anos, a decisão da Libertadores voltou a ser entre brasileiros. No início da sequência de finais decididas entre brasileiros, o Palmeiras enfrentou o Santos, desta vez em formato de jogo único, no Maracanã.
Continua depois da publicidade
No ano seguinte, o Palmeiras marcou presença na decisão novamente, e assim como no ano anterior, saiu com o título. Desta vez enfrentando o Flamengo, a equipe do técnico Abel Ferreira venceu por 2 a 1, no estádio Centenário, em Montevidéu.
O gol do título alviverde foi marcado por Deyverson, após escorregão de Andreas Pereira.
O Flamengo conseguiu compensar na temporada seguinte. Em decisão contra o Athletico (que eliminou o Palmeiras nas semis), o Rubro-Negro venceu em Guaiaquil, no Equador, por 1 a 0, com gol marcado por Gabigol.
Continua depois da publicidade
Após o argentino Boca Jrs. quebrar a sequência de brasileiros na final ao ser vice para o Fluminense em 2023, a final voltou a ser brasileira em 2024.
O Botafogo, mesmo com Gregore aos 29 segundos do primeiro tempo, conquistou o título inédito em cima do Atlético-MG, vencendo por 3 a 1 a partida realizada no Monumental de Núñez, na Argentina.
Os gols foram de Luiz Henrique, Alex Telles e Júnior Santos, para os cariocas, e de Eduardo Vargas, para o Galo.
Continua depois da publicidade
Em 2025, Palmeiras e Flamengo formaram a sétima final entre brasileiros na competição.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade