X

Aniversário do Tricolor Paulista

Parabéns, São Paulo Futebol Clube: o Tricolor completa 93 anos

A equipe do Morumbi fundada em 25 de janeiro de 1930 celebra seu aniversário junto com a Capital Paulista

Leonardo Sandre

Publicado em 25/01/2023 às 11:50

Atualizado em 25/01/2023 às 12:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Fundado em 25 de janeiro de 1930, o SPFC completa 93 anos / Reprodução/Instagram/SaoPauloFC

O São Paulo Futebol Clube, ou o Clube da Fé, Tricolor Paulista ou do Morumbi, leva o nome da cidade consigo. Como diz um trecho de seu hino, “de São Paulo tens o nome, que ostentas dignamente”.  O clube também compartilha com a cidade a data de aniversário. Enquanto a Capital foi fundada em 25 de janeiro de 1554, o clube surgiu em 25 de janeiro de 1930.

O tricolor paulista é uma das instituições mais vencedoras do Brasil. São seis brasileiros (1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008), três Libertadores e três mundiais (1992, 1993 e 2005), além de 22 Paulistas.

Entre outros títulos nacionais e continentais estão a Copa Sul-Americana de 2012, a Copa Conmebol de 1994, a Supercopa Libertadores de 1994, duas Recopas Sul-Americanas de 1993 e 1994, o Rio-SP de 2001, além de outras conquistas.

O dono do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o famoso Morumbi, é o time brasileiro com mais títulos internacionais, com 12 conquistas. É ainda o único a ganhar três brasileiros de forma consecutiva (2006, 2007 e 2008), o último sul-americano a vencer dois mundiais de forma seguida (1992 e 1993, sob o comando do saudoso Telê Santana) e o maior vencedor brasileiro de mundiais da FIFA - único a ser tricampeão. 

Além disso, é um dos três clubes tradicionais do seleto grupo dos que nunca foram rebaixados, ao lado de Flamengo e Santos. O único título que falta para a sua galeria é o da Copa do Brasil.

Os ídolos

O São Paulo teve muitos ídolos. Leônidas da Silva, o eterno Diamante Negro, foi o primeiro deles. Muitas décadas depois foi a vez de Raí, o Terror do Morumbi, ser reverenciado por seus torcedores. 

Há também Telê Santana, o treinador que espantou a fama de pé frio ao fazer do São Paulo uma máquina de jogar bola. E há tantos outros: Muricy Ramalho, Muller, Friedenreich, Canhoteiro, Amoroso, Luís Fabiano, Lugano, Pedro Rocha, Cafu, Waldir Peres, Serginho Chulapa, Careca, Zetti,  Darío Pereyra, Pablo Forlán, etc.

E, claro, o maior de todos: Rogério Ceni. O maior goleiro-artilheiro da história do futebol, jogador que mais vezes vestiu a camisa de um mesmo clube, e atleta que foi mais vezes capitão pela mesma equipe. São 3 recordes do Guiness Book para Rogério Ceni pelo São Paulo - que é o atual técnico do clube, e completou 50 anos no último dia 22 de janeiro. Foi com ele no gol, que o apelido "Soberano" surgiu, na época em que o São Paulo parecia imbatível.

Com anos de seca após o último período vitorioso, ficou nove anos sem levantar nenhuma taça oficial. O jejum começou pós Sul-Americana de 2012, com Rogério Ceni, Lucas Moura e Luís Fabiano, e foi encerrada com a conquista do Paulista de 2021, com Miranda e Hernanes, ídolos já consagrados que voltaram ao São Paulo, e com joias da base como Luan, autor de um dos gols da decisão - outro foi marcado por Luciano. 

O time era comandado por Hernán Crespo, último técnico do São Paulo antes do retorno de Rogério Ceni.

Santos, Palmeiras e Corinthians são seus principais rivais, algo que mostra a riqueza do futebol paulista, com quatro equipes gigantes e de muita tradição. O São Paulo, mesmo sendo o mais novo, foi o único a alcançar o sucesso mundial em três ocasiões.

Contudo, com uma sequência de gestões sem muito sucesso, a torcida pouco pôde comemorar nos últimos 10 anos.

Se engana, porém, quem pensa que seus apaixonados abandonaram o clube. Houve ótimas médias de público, sempre entre as melhores do Brasil, mesmo com esse período de insucessos do Tricolor.

A temporada de 2023 começou, e o São Paulo FC, que completa hoje seus 93 anos de existência, esperar enfim fazer seu torcedor voltar a sorrir.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Parabéns Bertioga

Aniversário de Bertioga, neste fim de semana, terá show de Fábio Jr; veja programação

A entrada é gratuita, sendo opcional a doação de 1 kg de alimentos não perecíveis

Copa no Brasil

Brasil vence eleição e vai ser sede da Copa do Mundo de futebol feminino

País recebe o campeonato em 2027; eleição aconteceu durante o 74º Congresso da Fifa, em Bangcoc, na Tailândia

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter