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Vista da Estação Cultura, antiga estação ferroviária central de Campinas; inaugurada em 1872, ela foi tombada como patrimônio
Vista da Estação Cultura, antiga estação ferroviária central de Campinas; inaugurada em 1872, ela foi tombada como patrimônio
Foto: Rubens Chaves/Folhapress

Cessão provisória permitirá restauro da estação em Campinas

O edifício, marco arquitetônico inaugurado em 1884, terá condições de ser preservado; estação foi usada durante a Revolução de 32

A prefeitura de Campinas obteve a cessão provisória de um dos mais importantes patrimônios ferroviários do País. O documento que transfere para o município o prédio que sedia a Estação Cultura foi assinado na última semana pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e a prefeitura. O edifício da estação, marco arquitetônico inaugurado em 1884, ganha assim mais condições de continuar preservado.

A medida permite à administração municipal revitalizar o espaço usado atualmente para atividades culturais. "Temos um dos complexos ferroviários mais preservados do mundo em sua integralidade", disse o secretário da Cultura, Ney Carrasco, lembrando que a estação é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico de Turístico (Condephaat) do Estado de São Paulo.

O prédio recebeu reparos nos últimos anos, mas já precisa de uma restauração mais completa. A cessão provisória, segundo o secretário, é mais um passo no processo para a transferência definitiva do patrimônio ao município. Também possibilita a celebração de convênios visando à obtenção de recursos para o restauro.

"O plano é ter ali, no futuro, um parque cultural ferroviário, onde as pessoas possam caminhar e ter ações no espaço inteiro, com a recuperação dos galpões", disse. Está em estudo um acordo de cooperação com o Instituto Pedra, especializado na recuperação de imóveis tombados, para o restauro da estação.

HISTÓRIA.

A Estação Ferroviária, hoje denominada Estação Cultura Prefeito Antonio da Costa Santos, foi inaugurada pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro no dia 11 de agosto de 1872. O primeiro prédio sobreviveu até meados de 1882, quando foi demolido. Uma nova estação foi inaugurada em 1884 e ganhou anexos entre os anos de 1910 e 1950, adquirindo a forma atual. No período, a estação passou a ser usada como baldeação para as estradas de ferro Sorocabana e Mogiana e foi base de operações das tropas paulistas durante a Revolução de 32.

A partir de 1971, passou a fazer parte da Fepasa (Ferrovia Paulista S.A.). O prédio foi tombado em 1982 pelo patrimônio estadual. Em 1998, a Fepasa foi incorporada pela Rede Ferroviária Federal S.A. e concedida à iniciativa privada, que deu ênfase ao transporte de cargas. No dia 15 de março de 2001, o último trem de passageiros partiu da estação com destino a Araraquara. O prédio abriga auditório, salas multiuso, galerias e patrimônios abertos à visitação, além de sediar a Orquestra Sinfônica de Campinas. (EC)

 

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