últimas notícias

Acervo

São Paulo tem mais de 6 milhões de veículos rodando com IPVA vencido

Este ano a cobrança do IPVA deixou de ser enviada pelos Correios, mas de acordo com o Detran cobrança vai até pelo celular Da Reportagem De São Paulo

Mais de R$ 3 bilhões deixaram de entrar nos cofres do governo porque donos de veículos não estão em dia com o pagamento do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

De acordo com a Governo do Estado são cerca de 6 milhões de veículos em circulação com o imposto atrasado. Destes, 1,5 milhão estão na capital paulista.

Este ano a cobrança do IPVA deixou de ser enviada pelos Correios, mas de acordo com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), até mensagens de SMS são enviadas para o celular dos inadimplentes para cobrar o pagamento do imposto. A taxa de inadimplência do está em 21%.

Segundo o Detran, a mensagem SMS é enviada ao contribuinte 30 e 15 dias antes do vencimento do licenciamento.

De acordo com a Secretaria Estadual da Fazenda, 20% do valor arrecadado com o IPVA é destinado exclusivamente para a educação. Outros 80% é dividido entre estado municípios para outros setores, como segurança e saúde.

O licenciamento tem o vencimento de acordo com o número final da placa do veículo. O motorista que for flagrado dirigindo com o licenciamento do carro atrasado é multado em R$ 293,47, leva 7 pontos na carteira e o carro ainda é apreendido.

Tops da Gazeta