últimas notícias

Acervo

Estado de SP tem 400 mil títulos de eleitor cancelados

Em Guarulhos 148 mil eleitores estão impedidos de votar por não comparecerem ao cartório. Em Embu das Artes houve o cancelamento de 20 mil títulos Da Reportagem De São Paulo

No estado de São Paulo, 400 mil pessoas tiveram os títulos de eleitor cancelados por não terem feito o cadastramento biométrico das digitais. A biometria é obrigatória em 100 cidades de São Paulo.

Já outras 21 cidades adotarão um sistema híbrido. Ou seja, o eleitor pode votar apenas apresentando um documento com foto ou, caso prefira, pode usar a biometria.

Na Grande São Paulo, a biometria só é obrigatória no em Guarulhos e Embu das Artes. O caso pior é de Guarulhos, onde 148 mil eleitores estão impedidos de votar por falta de comparecimento ao cartório eleitoral para realizar o processo. Em Embu houve o cancelamento de 20 mil títulos.

O objetivo da biometria é dar mais segurança ao processo eleitoral. São coletados dados de todos os dedos da mão. O método é usado também para as carteiras de identidade e a emissão de passaportes pela Polícia Federal.

A regularização das pessoas que tiveram o título cancelado só pode ocorrer após o segundo turno, no dia 5 de novembro deste ano.

Tops da Gazeta