últimas notícias

TCE acha mofo e comida vencida em creches de SP

A fiscalização aconteceu em 253 creches municipais de 215 municípios do estado de São Paulo no final de setembro Da Reportagem De São Paulo

Uma operação de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) realizada em creches encontrou colchões mofados, comida vencida, brinquedos com ferrugem, fiação exposta entre outros problemas. A fiscalização aconteceu em 253 creches municipais de 215 municípios do estado de São Paulo no final de setembro.

A operação do TCE descobriu também que há risco à segurança das crianças em 42,69% das unidades fiscalizadas. Pregos e parafuso aparentes, fiação exposta, brinquedos com ferrugem e grande quantidade de formigueiros em parquinhos foram achados nestes locais.

Outro fator de preocupação foi que mais de 84% das creches estavam com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) vencido. Quando o quesito é acomodação, em mais de 80% das unidades não há acomodações adequadas para o horário de descanso das crianças. Lá foram encontrados colchões com mofo, por exemplo.

Em 5% das creches visitadas, os alimentos colocados à disposição das crianças estavam vencidos e 25,3% não possuem condições de acessibilidade, conforme previsto em lei.

A maioria das creches municipais do Estado também contraria as recomendações do Ministério da Educação (MEC) em relação ao tamanho das turmas. 51,39% delas possuíam turmas com mais de oito crianças na faixa etária de zero a um ano e 58,89% das classes de dois a três anos contavam com mais de 15 crianças por professor, números superiores aos recomendados pelo governo federal.

A fiscalização foi realizada pessoalmente e de surpresa por 290 agentes do TCE.

Tops da Gazeta