últimas notícias

Prefeituras realizam ações contra enchentes

Para tentar minimizar os efeitos do período chuvoso, as administrações municipais realizam limpeza nos córregos afluentes do Pirajuçara. Por Nely Rossany Da Grande São Paulo

Com a proximidade do verão e do período de fortes chuvas, as prefeituras ficam em alerta contra as enchentes. Na região de Taboão da Serra e Embu das Artes, cortada pelo córrego Pirajuçara, o acúmulo de lixo contribui para que o leito do rio transborde trazendo vários prejuízos ao moradores de bairros como Jardim Leme, Clementino, Pinheirinho dentre outros.

Para tentar minimizar os efeitos do período chuvoso, as administrações municipais realizam limpeza nos córregos afluentes do Pirajuçara. Em Taboão da Serra, a prefeitura informou que as ações tiveram início em agosto pelo córrego Joaquim Cachoeira com a remoção de aproximadamente 2 mil toneladas de resíduos.

Até o próximo final de semana, as equipes devem concluir os trabalhos nos córregos Poá e Ponte Alta. A previsão é que um total de 6,5 mil tonelada de resíduos sejam retirados.

Em Embu das Artes, está prevista a Operação Verão, um plano de gerenciamento para o período de chuvas que envolve o monitoramento das áreas de risco de escorregamento e de inundação do município, com base nos dados pluviométricos, da previsão meteorológica e da observação, em campo, dos efeitos das chuvas.

Segundo a administração embuense, os córregos mais críticos já estão sendo limpos. Além disso, estão sendo realizadas a limpeza e o desentupimento das bocas de lobo e capinagem na beirada das pistas.

Piscinões.

Taboão da Serra e Embu das Artes contam com cinco piscinões. De acordo com as prefeituras, a responsabilidade pela manutenção e limpeza dos equipamentos é do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão do Governo do Estado. De acordo com o DAEE, é realizada a manutenção em três reservatórios na região:

Nova República em Embu das Artes; Parque Pinheiros e Portuguesinha em Taboão da Serra. Os três reservatórios receberam desassoreamento e roçada este ano. A Prefeitura de Taboão da Serra informou que solicitou ao DAEE a limpeza dos piscinões Portuguesinha, CSU, Maria Sampaio e Largo do Taboão, bem como, de todos os demais que fazem parte das bacias do Poá e do Pirajuçara.

Itapecerica.

A cidade de Itapecerica não tem piscinão e seus córregos não correm para o rio Pirajuçara, mas a prefeitura informou que está em licitação um processo com uma empresa para a realização da limpeza dos córregos da cidade.

Os principais córregos da cidade são o Embu-Mirim (afluente do Guarapiranga), Ribeirão Olaria, Córrego Geni, Córrego Nove de Julho, Córrego Yara-Ceci.

A prefeitura informou que periodicamente os cursos d’agua são desassoreados, serviços que proporcionam vazão aos talvegues nesta remoção de sedimentos.

Tops da Gazeta