últimas notícias

Programa da Unesp aceita doação no cartão de crédito

A Unesp passou recentemente por sua pior crise financeira, com décimo terceiro atrasado e todo seu orçamento comprometido com salários Por Estadão Conteúdo

Um programa inédito da Universidade Estadual Paulista (Unesp) vai incentivar doações até por cartão de crédito. Por meio de uma plataforma na internet que entrou no ar nesta quinta-feira (29), o interessado já assina digitalmente um contrato e faz o pagamento da maneira que escolher. A Unesp passou recentemente por sua pior crise financeira, com décimo terceiro atrasado e todo seu orçamento comprometido com salários.

Até agora, quem quisesse fazer uma doação para a Unesp, não sabia sequer quem procurar. O mesmo acontece em outras universidades públicas. "Era muita burocracia. Uma pessoa quis doar para Educação Física e esse pedido chegou até o Conselho Universitário, órgão máximo da instituição. Isso tem que acabar", conta o reitor da Unesp, Sandro Valentini. Com o novo programa, o doador pode dar qualquer valor à instituição e decidir se vai ou não destinar o recurso a uma unidade específica.

A universidade já tem uma plataforma que reúne seus ex-alunos, com 20 mil cadastrados. A Unesp vai ter um departamento para fazer uma busca ativa de possíveis doadores tanto nesse grupo como fora dele. A estimativa é que a universidade, fundada em 1976, tenha 160 mil egressos, entre eles a apresentadora Ana Maria Braga e Antonio Carlos Tadiotti, dono da Predilecta, uma das maiores processadoras de goiaba do mundo.

A Unesp ainda aprovou um projeto de um endowment, um fundo perpértuo para a instituição em que apenas os rendimentos auferidos são revertidos para projetos. Outras tentativas de fundos semelhantes - comuns em universidades estrangeiras - não tiveram êxito no País. Um dos poucos a dar certo é o gerido por ex-alunos da Escola Politécnica da USP.

Tops da Gazeta