Publicidade

X

Seca em SP

Cidade de SP: Mês de julho tem apenas um dia de chuva pela 1ª vez na história

Segundado dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 9,2 milímetros neste julho, o equivalente a 18% da média mensal para este mês

Da Reportagem

Publicado em 02/08/2022 às 14:49

Atualizado em 02/08/2022 às 16:49

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Calor na cidade de SP / Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

O mês de julho foi o único com apenas um dia de chuva desde 1933, quando se iniciou as medições do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) na cidade de São Paulo.

Segundado dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 9,2 milímetros neste julho, o equivalente a 18% da média mensal para este mês, que é de 48,4 milímetros. As informações são do portal "G1".

O Instituto também destacou que além das chuvas abaixo da média, o mês teve a maior média de temperaturas máximas já registrada, com 25,5ºC. A série histórica do instituto tem início em 1945.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a cidade ficou  47 dias seguidos sem chuva, entre os dias 10 de junho e 29 de julho.


Segundo o Inmet, ter somente um dia com registro de chuva significativa (acima ou igual a 1 milímetros) é atípico porque a média climatológica é de quatro dias com chuvas relevantes em julho.

Meses de julho mais secos, segundo IAG

2006 - com 3 dias de chuva e um total acumulado de 0,4 mm.
1974 - com 4 dias de chuva e um total acumulado de 0,5 mm;
1933 - com 13 dias de chuva e um total acumulado de 2 mm;

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

INICIATIVA CARIOCA

Museu do Amanhã leva projeto itinerante ao Maranhão e ao Pará

Pela primeira vez uma exposição promovida pelo Museu do Amanhã vai ser apresentada em outras cidades

Fique sabendo

Entenda o que é publicidade legal e como fazer

Exigida por lei a publicidade legal é a comunicação oficiais e jurídica ao público em geral

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter