Publicidade

X

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Cidade de SP vai escolher 5 personalidades negras para ganhar estátuas

Elza Soares, Mussum, Ruth de Souza, Grande Otelo e Milton Santos são alguns dos nomes que podem ser escolhidos pelo concurso

Folhapress

Publicado em 20/11/2023 às 12:38

Atualizado em 20/11/2023 às 12:43

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Elza Soares / Divulgação

A cidade de São Paulo abriu uma consulta pública para a escolha de cinco novas personalidades que serão homenageadas com esculturas pela cidade. A ação faz parte das atividades do Dia da Consciência Negra deste ano.

Elza Soares, Mussum, Ruth de Souza, o ator Grande Otelo e o geógrafo Milton Santos são alguns dos nomes indicados pela Secretaria Municipal de Cultura. A votação vai até 25 de novembro, por meio da plataforma Participe+.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A lista também tem os nomes de Ialorixá Mãe Sylvia de Oxalá, Laudelina de Campos Melo, pioneira na luta por direitos de trabalhadores domésticos no Brasil, Dandara e Tereza de Benguela, símbolos de resistência contra o regime escravagista no Brasil, Iracema de Almeida, médica pioneira, Lélia Gonzalez, filósofa e militante, Irmãos Rebouças, primeiros negros a cursar uma universidade, Abdias Nascimento, dramaturgo indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 2010 e Chaguinhas, cabo condenado à morte que inspirou o nome de Liberdade ao bairro.

Aline Torres, secretária da pasta, afirma que as estatuas não servirão apenas como homenagem, mas como uma forma de trazer uma nova compreensão do passado para honrar o futuro.

"Ao incluir no patrimônio da cidade estátuas de personalidades negras, o objetivo não é só homenagear essas pessoas que tiveram grande relevância para a construção da cidade e do fortalecimento da comunidade negra."

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Turismo

Castelo construído por ex-engraxate no Litoral vira notícia em jornal americano

Ivanio Batista da Silva, também conhecido como Rei Ivanio I e dono do ponto turístico de Cubatão, conta a história do local nas páginas do Wall Street Journal

Brasil

Valor pago ao produtor de leite cai 30%, mas preço de queijos e derivados dispara

Crise, em plena entressafra, obrigou o Governo Federal a repassar R$ 200 milhões para socorrer os pecuaristas nos últimos meses

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software