Publicidade

X

Estado

Dengue faz Andradina decretar emergência

ALINE

Publicado em 09/02/2019 às 01:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

A Prefeitura de Andradina, na região noroeste do Estado de São Paulo, decretou estado de emergência, na quarta-feira, em razão da epidemia de dengue e do risco de outras arboviroses, como a chikungunya. A cidade tem 1.737 casos de dengue notificados somente este ano e, na última análise, realizada em dezembro, detectou a circulação do vírus tipo 2 que, em caso de paciente infectado anteriormente por outro vírus, causa sintomas mais graves. Até a última quinta-feira, não tinham sido registrados óbitos suspeitos.

Conforme a prefeitura, embora tenham sido registrados mais de 400 casos somente em fevereiro, os números indicam que a progressão da doença está diminuindo. O município atribui isso aos mutirões e outras ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. As ações estão sendo intensificadas. Com o decreto, a prefeitura pode utilizar servidores de outras áreas no combate à dengue, sem que seja caracterizado o desvio de função.

Andradina é a terceira cidade paulista em emergência por conta do elevado número de casos da dengue.

A mesma medida tinha sido adotada, em janeiro, em Bauru.

Em São Joaquim da Barra, além de emergência, foi decretado estado de calamidade pública.

A cidade registrou quatro mortes com suspeita de dengue - em um dos óbitos a doença foi confirmada como causada pelo vírus do sorotipo 2. (EC)

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Brasil

Jesuíta Barbosa será Ney Matogrosso em filme e visita cantor em seu apartamento

As filmagens do longa, que vai retratar a vida de Ney Matogrosso, vão começar em fevereiro do ano que vem

Esportes

Organizada do Santos tentar invadir votação e PM é chamada

O evento precisou ser paralisado por cerca de 15 minutos

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software