Publicidade

X

Estado

III Expo Internacional Dia da Consciência Negra tem Baco Exu do Blues nesta segunda

O cantor será o último a se apresentar no palco principal, a partir das 20h30

Da Reportagem

Publicado em 20/11/2023 às 09:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Os portões do Memorial da América Latina abrirão às 10h da manhã / Divulgação

A III Edição da Expo Internacional Dia da Consciência Negra terá mais de 25 atrações gratuitas nesta segunda-feira (20). Os portões do Memorial da América Latina abrirão às 10h da manhã. O cantor Baco Exu do Blues será o último a se apresentar no palco principal, a partir das 20h30.

Às 10h30, têm início os quatro painéis de debates do dia, realizados no auditório da Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência (antigo Parlatino). “(Re) Educação e Saúde da População Negra” é o tema do primeiro painel, que terá a participação de Kota Mulanji, Kwane Yonatan e Suzane Silva. Os demais debates abordarão ainda políticas afirmativas e processos de reparação. Um dos destaques é a presença da filósofa Katiuscia Ribeiro, que participa do painel “A cadeia produtiva e a economia do carnaval”.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

 

Velha Guarda

No lounge da exposição, a partir das 10h30, a velha guarda da escola de samba Camisa Verde e Branco será recebida para um bate-papo. Esses sambistas da velha guarda de escolas paulistanas são verdadeiros griôs, sábios guardiões e guardiãs das tradições orais, da ancestralidade passada de geração a geração na contação de histórias, na música, no próprio carnaval.

Ao meio-dia, o samba abre as atrações do palco principal: o grupo Bom Gosto vai tocar com o cantor Anderson Tobias como convidado especial. Às 15h, será a vez dos sucessos dançantes de Fat Family, seguida pelo pagode de Marquinhos Sensação às 18h.

 

Cinema

“Mussum – O Filmis”, que rendeu a Aílton Graça o Kikito de Melhor Ator do Festival de Gramado este ano terá três exibições gratuitas na sala de projeções da Biblioteca Victor Civita. às 11h, 14h e 17h. Aílton é o embaixador oficial da Expo, e também participa de um painel de debates sobre a aplicação da Lei 10.639/03 e a mídia na terça, 21. A lei tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas do país há duas décadas; em 2008, a legislação foi ampliada para contemplar também a temática indígena.

A celebração da norma, que foi uma das primeiras grandes ações afirmativas do Brasil, e ao mesmo tempo a reflexão sobre sua efetiva aplicação é o grande tema da III Expo.

 

Feira de afroempreendedores

O Memorial tem ao todo 5 palcos montados, além de praça de alimentação e feira de afroempreendedores, com mais de 180 expositores. No Palco Cultura, vai ter oficina de dança afro, apresentação do DJ Black Mad, da Rádio 105 FM, a apresentação do Forró Negro Sertãoperifa.

 

Palco Comunidade

Às 11h30, no Palco Comunidade, tem Vila do Sossego. Mais tarde, das 14h30 às 18h, é hora do baile!

 

Espaço Erê

A área dedicada às crianças também tem palco próprio e muitas atrações! Oficina Mão na Massa Sesana (11h e 15h) e contação de histórias com Botija (13h e 17h)

 

Entrada gratuita

A entrada é gratuita, mas tem de se cadastrar no site ou direto no local para liberar o acesso ao evento. Basta se cadastrar uma só vez, mas a entrada será limitada à lotação do espaço. Menores de idade só poderão entrar acompanhados de seus responsáveis. Verifique a classificação indicativa e a programação completa de shows e debates no site.

A III Expo termina nesta terça-feira (21), em um dia dedicado às crianças e com a visita de diversas escolas municipais. O palco principal terá apresentações de MC Don Juan, Mumuzinho e Vanessa da Mata. 

 

Sobre a Expo

A Expo Internacional Dia da Consciência Negra é uma iniciativa da política pública São Paulo: Farol de Combate ao Racismo Estrutural, criada na gestão Ricardo Nunes e conduzida pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) em parceria com a Secretaria de Educação (SME).

 

Serviço

Quando: até terça-feira (21) das 10h às 22h

Onde: Memorial da América Latina, Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo.

Entrada gratuita mediante inscrição antecipada

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Futebol

Quais são os times que jogarão o Brasileiro 2024?

O Brasileiro vai começar no dia 14 de abril e contará com um jogo inaugural, uma das novidades divulgadas pela CBF

SAÚDE DO PET

Calor animal: Como o seu pet pode sofrer menos neste verão de 2024

A Gazeta conversou com veterinários que contaram como deixar seu bichinho seguro e saudável neste verão com altas temperaturas

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software