X

PLANO DE 2014

Justiça dá prazo de 90 dias para Prefeitura de SP apresentar plano contra enchentes

A juíza determinou que a gestão do município demonstre ações concretas no enfrentamento dos problemas causados pelas chuvas

Joe Silva

Publicado em 06/04/2022 às 12:45

Atualizado em 06/04/2022 às 13:12

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Enchente na capital paulista (arquivo) / Paulo Pinto/Fotos Públicas

A Prefeitura de São Paulo tem 90 dias para apresentar projetos de enfrentamento às enchentes que estariam em andamento desde 2014. A determinação foi expedida pela 13ª Vara de Fazenda Pública.

No despacho, a Justiça obriga que a gestão municipal comprove que os custos dos projetos foram incluídos na Lei Orçamentária. Além disso, é solicitada a comprovação da verba destinada ao município e a utilização destes valores de forma integral. 

A juíza Maria Gabriella Pavlópoulos Spaolonzi ressalta em sua decisão que a prefeitura precisa apresentar um plano de ação detalhado para combater inundações. Segundo o texto, o plano deve levar em conta a capacidade orçamentária, definição de prioridades e os recursos materiais e humanos. 

A determinação atende ao pedido de uma ação civil pública do Ministério Público que está em andamento. Nela, é solicitado que a gestão de Ricardo Nunes (MDB) crie planos de intervenção para evitar enchentes, além de fazer reserva orçamentária para sua execução, entre outras medidas.


Em março deste ano, chuvas intensas atingiram a cidade provocando estragos principalmente em bairros da zona leste. Padarias e uma banca de jornal do bairro Arthur Alvim foram completamente destruídas por conta do temporal. A reportagem do "g1" entrou em contato com a prefeitura e aguarda posicionamento.


Ainda em março, um rapaz de 21 anos foi arrastado pela força das águas do córrego Aricanduva e morreu. Ele tentava resgatar outros moradores da enchente no bairro de Iguatemi, na região de Itaquera, após fortes chuvas atingirem a região.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

SAÚDE

Anvisa tem maioria para manter proibição de cigarros eletrônicos

Com esse placar, continua proibida a comercialização, fabricação e importação, transporte, armazenamento, bem como de publicidade ou divulgação desses produtos

23 DE ABRIL

Dia Nacional da Educação de Surdos: Saiba mais sobre a data

Objetivo é dar maior visibilidade e relembrar as conquistas da comunidade com a integração de práticas inclusivas no ensino regular

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter