X

racismo em sp

Lutador negro é agredido em estação no ABC por estar abraçado com mulher branca

Levado à delegacia o agressor informou que não tem qualquer problema psiquiátrico e que agrediu por estar "estressado"

Yasmin Gomes

Publicado em 15/05/2024 às 19:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

lutador negro leva voadora em estação da CPTM / Reprodução/Instagram

Na última terça-feira (14), um lutador de taekwondo da seleção brasileira foi agredido em uma estação da CPTM, em São Caetano do Sul (SP).

Siga a Gazeta nas redes sociais e mantenha-se bem informado!

Momento da agressão

O episódio aconteceu quando Gabriel, que é faixa preta de taekwondo, estava sentado na escada da estação, ao lado de Sabrina Soares dos Reis Santos, uma amiga.

"A gente estava um do lado do outro quando, do nada, eu senti a voadora. Achei que alguém tinha caído em cima da gente, quando olhei para trás, ele começou a me bater, puxar meu cabelo", contou o lutador ao Olhar Olímpico.

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Levado à delegacia, Matheus Cerqueira Santana, o agressor, informou que não tem qualquer problema psiquiátrico, nem toma remédios, e que agrediu Gabriel por estar "estressado". Ele foi preso em flagrante por injúria racial e lesão corporal.

Gabriel, que é mais conhecido pelo apelido Mussun, reagiu com uma joelhada na cara de Matheus, que ficou tonto e se afastou, deixando para trás um boné e um fone de ouvido. A vítima recolheu os objetos, foi atrás de Matheus e o encontrou na catraca.

Caso de racismo

"Lá ele virou para mim e falou que eu estava me fazendo de vítima. E disse assim: 'Você é preto e estava abraçado com uma pessoa branca'" relata Gabriel.

Em depoimento à polícia, Sabrina disse que o agressor pergunotu a ela: "Você não tem vergonha de estar com um cara negro?". O texto conta com informações do UOL.

Linchamento

Pessoas que estavam no local ouviram as falar de Matheus, que passou a ser agredido, caindo no chão da estação, até o momento em que guardas municipais interviram.

*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Apagão 2024

Mancha solar reaparece e pode causar apagão

A tempestade desse mês foi marcada por auroras boreais e austrais em vários lugares do mundo

TRÂNSITO NA saída DA CAPITAL

Saída de SP têm trânsito intenso na véspera do feriado

Nas ruas da Capital, a Marginal Tietê é a via que apresenta situação mais complicada. Régis, Raposo e Castelo Branco apresentam complicações

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter