X

BAIRROS DE SP

Memória: saiba um pouco mais sobre o Alto da Boa Vista

Bairro da zona sul de São Paulo tem nome por conta de parada de bondes

Gladys Magalhães

Publicado em 19/01/2023 às 12:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Estação de mterô no bairro Alto da Boa Vista / Gabriel Sobreira / WikimediaCommons

Localizado na zona sul da cidade de São Paulo, mais precisamente no distrito de Santo Amaro, o bairro Alto da Boa Vista tem como origem a fazenda de um espanhol, Joachin Jose  Esteve, que morava no bairro dos Jardins e usava o local para descansar aos finais de semana. Segundo historiadores, isso ocorreu entre os anos de 1930 e 1940.

Apesar dos primeiros registros terem sido feitos nas primeiras décadas do século passado, a região do Alto da Boa Vista já era habitada antes disso. Nomeada de Freguesia de Santo Amaro, por volta de 1829, a região recebeu 94 famílias, a maior parte de imigrantes alemães. Alguns anos depois, também era comum encontrar imigrantes vindos de outras localidades, como Estados Unidos, Hungria e Inglaterra.

Depois de servir como local de descanso nos anos 1930, a fazenda passou a ser a residência principal da família Esteve, que exportava algodão e café. Anos depois, os herdeiros dos espanhol lotearam o local, que, em meados do século 20, passou a se desenvolver rapidamente e ganhar ares de bairro de alto padrão.

O nome
Não se sabe ao certo como a região passou de Freguesia de Santo Amaro para Alto da Boa Vista. Porém, antigos moradores costumavam contar que o nome vinha de uma antiga parada de bondes,  que por sua vez ganhou este nome por conta da grande altitude local. O bairro é um dos mais altos da cidade de São Paulo.

A linha de bondes ligava a Praça João Mendes  a Santo Amaro e funcionou de meados dos anos 1950 até 1968, quando foi a última linha de bonde a ser extinta na Capital.

 Atualmente, o bairro Alto da Boa Vista é predominantemente residencial, sendo que entre suas principais atrações está o Parque Alto da Boa Vista, que possui 31 mil m² e foi inaugurado em maio de 2021.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Gazeta Mais

As férias escolares chegaram! Veja 5 dicas para combinar diversão com aprendizado

Especialista explicam as melhores opções

SAÚDE

Dr. Bactéria dá dicas para deixar a casa sempre limpa

Da cozinha ao banheiro, biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, explica o que é certo e o que é errado na hora de limpar a casa

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter