X

CENTRO DE SP

Moradora da Bela Vista reclama de lixo acumulado: 'Cadê a zeladoria?'

Moradora lamenta sobre acúmulo de lixo na rua 13 de Maio há mais de uma semana: 'Está um nojo'

Bruno Hoffmann

Publicado em 30/01/2023 às 16:29

Atualizado em 30/01/2023 às 21:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Lixo acumulado na rua 13 de Maio, na Bela Vista / Reprodução

Uma moradora da Bela Vista, na região central de São Paulo, reclamou do acúmulo do lixo em uma das principais vias do bairro. Segundo ela, há mais de uma semana não passa o caminhão de coleta na rua 13 de Maio, na altura do número 200.

“Faz uma semana que está assim. Bairro cultural de São Paulo? Cadê a zeladoria do centro? Está um nojo”, disse Fatima Souza, em contato com a reportagem da Gazeta.

A Bela Vista é um dos bairros mais tradicionais da Capital, e conhecido por suas opções gastronômicas e culturais. Os principais teatros da cidade estão na região

"Moro na Bela Vista já faz tempo e nunca vi tanta sujeira nas ruas. Acho que alguns moradores contribuem, mas a prefeitura precisa fazer a parte dela: multar, limpar, coletar lixo. Pago imposto para isso", completou a moradora.

Em nota, a Subprefeitura Sé informou “que o local mencionado, na Rua 13 de maio N°200, é um ponto viciado de descarte irregular de lixo. Uma equipe foi acionada para realizar a zeladoria no local, amanhã, terça-feira”.

A gestão municipal também afirmou que “realiza diariamente ações de zeladoria urbana, como limpeza de bueiros, calçadas, coleta seletiva e domiciliar e recolhimento de grandes objetos com a Operação Cata-Bagulho. São realizados também os serviços de varrição, remoção de entulho e lavagem das vias, em toda a região central”.

Leia a nota completa da prefeitura ao fim deste texto.

Bronca do prefeito

A reclamação da moradora chegou dois dias depois em que o prefeito Ricardo Nunes (MDB) deu uma bronca generalizada nos subprefeitos da Capital por descuido com os bueiros.

Em um vídeo revelado de forma exclusiva pela Gazeta, feito no último sábado (28), Nunes reclama de um bueiro sujo na região de Pinheiros, enquanto funcionários trabalham em sua manutenção. Depois, ele pede para os subprefeitos:

"Vim em uma reunião aqui e fui olhando a rua, toda suja, e fui acompanhando e cheguei no bueiro. O bueiro totalmente entupido até a tampa. Os comerciantes aqui falando que quando chove alaga a via. Então, senhores subprefeitos, se eu consigo olhar os bueiros entupidos, vocês por favor façam uma verificação em todos os bueiros da sua região, da sua subprefeitura e cobre as empresas que têm contrato para fazer as limpezas”.

O chefe do Executivo ainda complementa: 

“Não é aceitável que as pessoas que pagam seus impostos, seu IPTU, chove e alaga tudo por omissão nossa, da prefeitura. É muito importante que vocês olhem todos os bueiros. Como pode em um período de chuva vocês não terem observado a situação deste bueiro aqui na sub de Pinheiros? Verifiquem todos os bueiros e façam o serviço que a população merece”.

Segundo a fonte que enviou o vídeo para a reportagem, essa cena não é normal. "Ele deu uma bronca nos subprefeitos que eu nunca tinha visto", contou.

O subprefeito de Pinheiros – local que motivou Nunes a fazer a cobrança a todos os subprefeitos da Capital – é o advogado e empresário Richard Haddad Junior. Ele ingressou na prefeitura de São Paulo em 2003. Entre 2014 e 2020 exerceu o cargo de supervisor técnico da Subprefeitura de Santana, quando foi convidado para assumir o posto em Pinheiros.

Nota da prefeitura na íntegra em relação ao lixo na rua 13 de Maio, na Bela Vista:

"A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Sé, informa que o local mencionado, na Rua 13 de maio N°200, é um ponto viciado de descarte irregular de lixo. Uma equipe foi acionada para realizar a zeladoria no local, amanhã, terça-feira (31).

A administração municipal realiza diariamente ações de zeladoria urbana, como limpeza de bueiros, calçadas, coleta seletiva e domiciliar e recolhimento de grandes objetos com a Operação Cata-Bagulho. São realizados também os serviços de varrição, remoção de entulho e lavagem das vias, em toda a região central.

Atualmente, existem cerca de 1.210 pontos de descarte viciado de lixo na cidade de São Paulo. Vale ressaltar que em 2016 eram 4 mil pontos. A atuação permanente de limpeza urbana somada à ação das 32 subprefeituras trouxe esse impacto positivo.

Conforme a Lei Nº 13.478/02, o descarte irregular de lixo é crime ambiental passível de multa no valor de R$19.203,00, além de prisão. Em 2022, foram aplicadas 45 multas por descarte irregular. Em 2021 (período de pandemia) foram 25, e em 2020 foram 146.

A Prefeitura desenvolve ações educativas ambientais, buscando reforçar a importância de não descartar lixo nas vias ou em locais irregulares, além de orientar os locais corretos para destinar os resíduos.

Os entulhos com até 50 quilos podem ser deixados para a retirada pelas equipes de limpeza urbana, desde que estejam devidamente ensacados.

Ecopontos

A cidade de São Paulo conta com 122 ecopontos espalhados pela capital e outros 40 devem ser construídos nos próximos dois anos. Todos os Ecopontos estão localizados em locais estratégicos como avenidas e ruas de grande circulação.

A região central conta com sete ecopontos, onde devem ser feitos os descartes de resíduos. Os endereços são:

Bela Vista - Rua Quatorze de Julho, n°59

Glicério - Baixo do Viaduto Glicério

Liberdade - Rua Jaceguai, Nº 67 x Av. Liberdade

Armênia - Rua da Polka, nº 100

Barra Funda - Rua Sólon (Baixo do Viaduto Engº Orlando Murgel)

Cambuci - Av. do Estado x Av. D. Pedro I x Rua Ibiruba

General Flores - Rua General Flores x Rua Javaés

Operação Cata-Bagulho

Além dos ecopontos, há o serviço da Operação Cata-Bagulho nos bairros, que ocorre ininterruptamente na capital paulista, percorrendo todas as ruas da cidade, pelo menos uma vez por mês, entre outras ações. Para consultar os endereços com as datas e horários das operações, basta acessar o site: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/noticias/index.php?p=250455

O munícipe pode solicitar a fiscalização da prefeitura por telefone, no número 156, pelo app 156 (download de forma gratuita) ou pelo portal: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br".

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Gastronomia

Veja os 15 melhores queijos do mundo; 11 são brasileiros

Pela terceira edição do Mundial do Queijo, 11 dos 15 queijos finalistas, são queijos feitos por empresas brasileiras; confira

Centenário das feiras

São Paulo tem feira de rua centenária; conheça a história desde o surgimento

Veja o que a Gazeta preparou para entender um pouco mais sobre a história da cidade de São Paulo

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter