X

SOB SUSPEITA

PF investiga fraudes em licitações para tênis escolares no interior de SP

A investigação teve início a partir de comunicação do MP noticiando possível fraude e a utilização de recursos federais para o pagamento de empresa vencedora

Polícia Federal em Marília/SP

Publicado em 01/06/2022 às 11:16

Atualizado em 01/06/2022 às 11:24

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Escola em São Paulo / Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira, (1), a Operação GOLD SNEAKER, visando a cumprir 15 Mandados de Busca e Apreensão expedidos pela Justiça Federal de Marília. A finalidade é o aprofundamento das investigações referentes a supostas fraudes em procedimentos licitatórios e superfaturamento de preços, para aquisição de tênis escolares destinados aos alunos da rede de ensino do município.

Elementos colhidos até o momento apontaram que a fraude teria ocorrido em pregão presencial realizado pela prefeitura daquela cidade, mediante a inclusão de cláusula restritiva à participação de licitantes, consistente na exigência de apresentação de laudos técnicos comprobatórios da qualidade dos produtos fornecidos, porém em prazo exíguo, bem como suposto conluio entre as empresas participantes, buscando elevar os preços dos produtos licitados, que foram arrematados por R$ 2.22 milhões.

Em decorrência, estimou-se o possível superfaturamento de preços de R$ 1.02 milhão, o que enseja a necessidade de aprofundamento das investigações sobre eventual pagamento de propina a servidores públicos municipais.

Os mandados foram cumpridos nos Municípios de Marília/SP (6), São Paulo/SP (2), Sapiranga/RS (4), Canela/RS (1), Navegantes/SC (1) e Maringá/PR (1).

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Turismo

Conheça 5 roteiros de carro para explorar no inverno brasileiro

Descubra paisagens deslumbrantes, festivais culturais e a rica gastronomia que essas cidades têm a oferecer

POLÍTICA NA GRANDE SP

Jones Donizetti confirma Carol Paraíba como vice em Itapecerica da Serra

Jones Donizetti (Republicanos) oficializou no último sábado (20/07), sua candidatura a prefeito de Itapecerica da Serra, na região sudoeste da Grande São Paulo

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter