X

Estado

Vereador propõe a construção de um novo hospital em Ubatuba

Objetivo é melhorar o atendimento da população e proporcionar mais qualidade ao turista

Da Reportagem

Publicado em 05/05/2022 às 16:04

Atualizado em 05/05/2022 às 16:12

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Maquete do projeto Hospital Municipal de Ubatuba desenvolvida pela gestão anterior do Executivo Municipal / Divulgação

Planejar as férias com a família em uma bela cidade turística é o sonho de todos para gerar uma memória afetiva de momentos inesquecíveis. Uma boa hospedagem, uma saborosa gastronomia, belas praias e cachoeiras, passeios em roteiros históricos e culturais são os ingredientes necessários.

Escolhido o destino é só preparar as malas, mas não pode esquecer do plano de saúde ou do cartão SUS, é preciso estar prevenido. Afinal imprevistos acontecem como afogamentos, insolação, viroses, intoxicação alimentar, entre outros.

O Litoral Norte Paulista possui todas estas características. Nesta região destaca-se Ubatuba, um dos destinos mais procurados do país. Afinal são mais de 100 praias, dezenas de cachoeiras, Mata Atlântica preservada e muita história pra contar.

No entanto, há diversas queixas sobre o único hospital da cidade, a Santa Casa, onde moradores, veranistas e turistas afirmam haver filas enormes e demora no atendimento.

Vereador Eugênio Zwibelberg entrega relatório concluído à prefeita Flávia PascoalVereador Eugênio Zwibelberg entrega relatório concluído à
prefeita Flávia Pascoal. Foto: Ricardo Pimentel

HOSPITAL NA AGENDA DA CIDADE

A construção de um novo hospital, bandeira levantada pelo vereador Eugênio Zwibelberg (UB), logo no início do seu mandato, foi inserida na pauta de políticas públicas de Ubatuba. Em abril de 2021 foi criada a “Comissão Especial de Estudos do Legislativo para a Construção do Novo Hospital de Ubatuba”.

Após nove meses de trabalho, a Comissão concluiu os estudos que geraram um relatório contendo um conjunto de informações técnicas, das áreas de saúde, jurídica e engenharia, que permitirá ao Executivo Municipal analisar opções de localização, dimensões e valores para a implantação do empreendimento no município.

O projeto do hospital com suas funcionalidades levaram em consideração milhares de dados históricos reais da saúde do município, produção hospitalar na Santa Casa e nos hospitais da região que fazem parte da gestão tripartite hoje existente entre o município, o Estado e a União.

A Prefeitura de Ubatuba abraçou a ideia e já vem trabalhando em busca de recursos. O relatório da Comissão foi entregue pelo vereador Zwibelberg em mãos à prefeita de Ubatuba, Flavia Pascoal.

A ESTRUTURA NECESSÁRIA

A configuração apontada no estudo da Comissão, presidida pelo vereador Eugênio Zwibelberg, prevê um hospital com atendimentos infantil e adulto, pronto atendimento e unidade de cuidados intensivos e neonatal. Deverá contar com setor de imagens de alta complexidade, centro cirúrgico com cinco salas de operação e três salas para o centro obstétrico, 10 salas para utilização de unidade ambulatorial, heliponto, entre outros setores administrativos, além da necessidade de 196 leitos para atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e privado.

SANTA CASA "INVIÁVEL"

Fundada em 1854, a Santa Casa de Ubatuba é uma das instituições de saúde mais antigas do estado de São Paulo. Ao longo desses mais de um século e meio, hoje se tornou inviável, segundo o vereador Eugênio Zwibelberg, que afirma ter a convicção de que a única saída é a construção de um hospital para Ubatuba e transformar a Santa Casa em unidade de retaguarda.

“Foram meses de trabalho e hoje temos em mãos o perfil necessário de um hospital para atuar pelos próximos 30 anos, sem se tornar defasado a curto e médio prazos. Apresentamos um documento com componentes técnicos compilados que servirão como base no planejamento do Executivo. Para atrair um turismo de qualidade precisamos de um sistema de saúde adequado e preparado para atender a população fixa e de turista.”, finaliza Eugênio.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

NOVA AMAROK

Novo carro da Volkswagen chega no Brasil em agosto; saiba qual

Modelo ficou na sexta posição em ranking de picapes médias

Seu Dinheiro

Confira o resultado da Lotofácil no concurso 3160, neste sábado

O prêmio é de R$ 1.700.000,00

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter