A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 07 Dezembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Cientistas conversam com baleias jubarte pela primeira vez

Ciência linguística e neurociência dão grande passo em direção ao futuro

Jenny Perossi

07/12/2025 às 06:15

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Conversar com baleiras pode ajudar também a conversar com ETs

Conversar com baleiras pode ajudar também a conversar com ETs | Imagem: Domínio Público

Não, você não leu errado. Um grupo de cientistas afirma ter conversado com uma baleia-jubarte pela primeira vez, o que pode abrir caminho para a humanidade se comunicar com extraterrestres em um futuro distante.

Continua depois da publicidade

A interação aconteceu no sudeste do Alasca em agosto de 2021, e durou cerca de 20 minutos. Durante esse tempo, os pesquisadores conseguiram estabelecer um sinal de “contato” com a baleia e atraí-la para perto do barco.

Contato histórico no Alasca

O mamífero, chamado Twain, teria circulado o barco e retornado um sinal de “saudação”, segundo os pesquisadores. Após o primeiro contato, eles emitiram 36 chamados por alto-falante e a baleia responderia a cada um, variando os intervalos entre os sinais conforme sua própria “linguagem”.

“Acreditamos que esta seja a primeira troca comunicativa entre humanos e baleias-jubarte na linguagem das baleias-jubarte”, afirma Brenda McCowan, professora de neurociência e comportamento da Universidade da Califórnia em Davis e autora principal do estudo. O retorno dos sinais animou a equipe.

Continua depois da publicidade

Por que isso interessa à busca por vida alienígena

Para o astrônomo Laurance Doyle, a forma como os cientistas interagem com as baleias pode ser parecida com a maneira como potenciais extraterrestres tentariam nos comunicar. Se formas inteligentes de vida usarem sinais não familiares, estudar inteligências da Terra pode ajudar a decifrar mensagens vindas do espaço.

Esse tipo de hipótese ganha força diante de estudos recentes que detectaram possíveis sinais de vida fora da Terra, como a detecção de gases em exoplanetas. Veja por exemplo uma matéria sobre bioassinaturas em planetas fora do Sistema Solar: Vida fora da Terra? Telescópio detecta gás alienígena em exoplaneta.

A experiência com a jubarte também se conecta ao comportamento social desses animais, registrado mesmo no litoral brasileiro. Há relatos recentes de avistamentos e acrobacias de jubartes no litoral de São Paulo como ilustrado nesta reportagem: Baleias-jubarte encantam com acrobacias no litoral de SP em vídeo impressionante.

Continua depois da publicidade

Acreditar que não estamos sozinhos no universo implica entender que comunicação pode ter formas diferentes da linguagem humana. A experiência com a jubarte é vista como um passo simbólico para ampliar nossa noção sobre “sinal de vida”.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados