Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Conhecida como a Igreja dos Papas, ela é um dos maiores pontos turísticos de uma cidade do interior de SP | Reprodução YouTube/juriti
Desde a Idade Média, as igrejas católicas já exibiam pinturas nos tetos, transformando-se em ambientes que refletem toda a grandiosidade divina.
Continua depois da publicidade
Além de impressionar pela beleza, essas obras tinham um papel importante: contar as histórias da fé a um público que, em sua maioria, não sabia ler.
No caso de uma pequena paróquia do interior de São Paulo, conhecida como a "Igreja dos Papas”, o objetivo é celebrar a continuidade do catolicismo.
Fundada em 1817, a Paróquia de Santo Antônio da Cachoeira retrata os rostos de papas no teto há mais de 40 anos. A igrejinha fica na cidade de Piracaia, a cerca de duas horas da capital paulista.
Continua depois da publicidade
No início de novembro de 2025, a igreja inaugurou o quadro do Papa Leão 14 em uma missa de cerimônia. Quando o pontífice está em exercício, como o Leão 14, ele fica no centro do teto, em um quadro maior que os outros.
Há ainda um quadro em destaque do Papa São Pedro, considerado o primeiro líder do catolicismo, por ter recebido a missão de Jesus de edificar a Igreja.
Além da Paróquia de Santo Antônio da Cachoeira, só existe uma única igreja no mundo com figuras de todos os papas no teto, mas elas são compostas por técnicas diferentes.
Continua depois da publicidade
Em entrevista ao Jornal da Band, Marcos Augusto Monte, o responsável pela paróquia, explica: "É aquela história, 'ah, tem duas no mundo'. Eu falo que é uma só, porque lá em Roma, eles tem uma formatação mais antiga do que essa".
Localizada em Roma, na Itália, a Basílica de São Paulo Extramuros foi a pioneira no retrato de papas, mas as obras são construídas em mosaico, não em pinturas.
A principal diferença é que o mosaico é feito com a junção de pequenas peças de materiais como pedra, vidro ou cerâmica (chamadas tesselas), enquanto a pintura é uma obra criada ao aplicar tinta diretamente sobre uma superfície.
Continua depois da publicidade
Devido à sua composição com peças individuais, o mosaico tende a ser mais durável, motivo pelo qual é conhecido como "pintura para a eternidade."
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade