Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Essa ilha é repleta de espécies endêmicas, ou seja, não são encontradas em nenhum outro lugar da Terra | Andrey Kotov200514/Wikimedia Commons
Localizada a cerca de 380 km da costa do Iêmen, Socotra é um arquipélago formado por quatro ilhas, sendo a maior e mais conhecida aquela que leva o mesmo nome.
Continua depois da publicidade
Nas fotografias, a ilha parece ser de outro mundo, com horizontes montanhosos, árvores peculiares e praias de águas cristalinas e impressionantes.
Já o arquipélago é de importância global para a conservação da biodiversidade, graças à riqueza única de sua flora e fauna.
Não é à toa que ele é frequentemente chamado de “Galápagos do Oceano Índico” e foi consagrado pela Unesco como Patrimônio Mundial em 2008.
Continua depois da publicidade
Segundo a Unesco, Socotra abriga 825 espécies de plantas, das quais 308 (37%) são endêmicas, ou seja, não são encontradas em nenhum outro lugar da Terra.
O cartão-postal da ilha é a Árvore do Sangue de Dragão. Sua copa em forma de guarda-chuva é uma adaptação da natureza para captar a umidade do ar.
Já a seiva vermelha da árvore é usada desde a Antiguidade, tanto como remédio quanto como pigmento natural.
Continua depois da publicidade
Outra curiosidade da flora local é a Árvore Garrafa, cujo tronco lembra uma pata de elefante. Assim como a Sangue de Dragão, ela também é resultado da adaptação ao clima árido – seu tronco grosso e inchado serve para armazenar água.
A ilha de Socotra é o lar de cerca de 60 mil habitantes, que vivem de atividades como pesca e turismo.
O espanhol Carlos Useros Moyano, que visitou a ilha, descreve a população como extremamente receptiva, característica compartilhada com outras regiões do Iêmen.
Continua depois da publicidade
"Muitos nativos têm traços árabes e, também, indianos. E seus costumes são diferentes dos vistos no Iêmen continental. Muitos ainda falam um idioma próprio e são menos radicais em relação à religião. Suas vestimentas são bem coloridas", relata Carlos, segundo o UOL.
Enquanto o Iêmen continental enfrenta uma guerra civil desde 2014, Socotra, isolada e menos afetada pelo conflito, atrai um número crescente de turistas estrangeiros.
Em entrevista ao Traveling Socotra, o morador e especialista em viagens Ali Yahya explica: “Desde 1967, Socotra permaneceu afastada das crises políticas e guerras civis do Iêmen. Sua distância geográfica e diferenças culturais a mantiveram segura”.
Continua depois da publicidade
Ou seja, trata-se de um destino tranquilo, mas a segurança pode ser afetada pelas condições de viagem (como em qualquer lugar). Por isso, é importante contratar agências de turismo confiáveis para organizar a logística.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade