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O carro é prático, econômico e resistente qualidades que o tornaram um companheiro fiel de quem busca um carro para o dia a dia sem sustos na oficina. | Freepik
Pequeno por fora, mas surpreendente por dentro. Assim dá pra definir o Nissan March, o compacto da marca japonesa que, mesmo fora de linha desde 2020, ainda é presença garantida nas ruas brasileiras.
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Lançado com a proposta de ser um carro prático e econômico, o March conquistou quem buscava um veículo confiável para o dia a dia. Não à toa, ganhou o apelido de “tanque de guerra”, uma forma carinhosa de destacar sua resistência e a mecânica que raramente dá dor de cabeça.
Durante sua trajetória no Brasil, o Nissan March teve duas opções de motorização. O 1.0, que começou como um 16V de quatro cilindros (74 cv), ganhou nova geração em 2014: um moderno 1.0 de três cilindros e 77 cv, sempre com câmbio manual de cinco marchas.
Já o 1.6 16V (HR16DE), o mesmo usado em modelos como o Versa e o Kicks, entregava até 111 cv e 15,1 kgfm de torque. Essa versão podia vir com câmbio manual ou a transmissão automática Xtronic CVT®, conhecida pela suavidade ao rodar.
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Na prática, era um carro que agradava tanto quem buscava economia quanto quem queria um desempenho mais animado.
Nas versões mais recentes, lançadas a partir de 2014, o March ganhou recursos que o tornaram mais completo e competitivo. Todas as versões tinham direção elétrica progressiva, airbags frontais, freios ABS com EBD e BA e ar-condicionado.
Nas configurações mais equipadas, o carro ainda trazia central multimídia com Apple CarPlay® e Android Auto®, câmera de ré e rodas de liga leve. O porta-malas de 265 litros atendia bem o uso urbano, embora ficasse devendo espaço em viagens com bagagem.
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Era, enfim, um carro simples, mas honesto: oferecia o essencial com qualidade e sem surpresas desagradáveis.
Quem tem (ou teve) um Nissan March costuma defender o carro com entusiasmo. Em grupos e fóruns de proprietários, os elogios se repetem — e os pontos fracos também.
Ainda assim, a maioria dos donos destaca que o March “nunca os deixou na mão”.
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Apesar do nome curioso, o March não tem nada de militar. O apelido surgiu entre os motoristas justamente por causa da sua resistência. Ele aguenta bem o uso diário, enfrenta buracos e congestionamentos sem reclamar e dificilmente apresenta falhas mecânicas.
Um dos motivos para isso é o motor 1.6 com corrente de comando, que dispensa a troca de correia dentada — um dos serviços mais caros em outros carros. Além disso, a manutenção é simples, e as peças são fáceis de encontrar.
Mesmo depois do fim da produção, a Nissan segue garantindo peças e serviços de pós-venda, o que reforça a confiança de quem continua rodando com o modelo.
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Como saiu de linha em 2020, o March está disponível apenas no mercado de usados. Ainda assim, ele conserva um bom valor de revenda, o que mostra que continua sendo um carro desejado.
O custo de manutenção acessível e a reputação de confiabilidade ajudam a manter o modelo valorizado.
O Nissan March pode não ser o mais moderno, nem o mais espaçoso, mas é um daqueles carros que cumprem o que prometem. Ele é prático, econômico e resistente — qualidades que o tornaram um companheiro fiel de quem busca um carro para o dia a dia sem sustos na oficina.
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Mesmo sem ser produzido há alguns anos, o March continua rodando firme e forte, com fôlego de quem ainda tem muita história para contar nas ruas brasileiras.
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