Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
No Klassens tid, os estudantes se reúnem para conversar sobre problemas pessoais e se ajudar nas tarefas escolares | Freepik
Segundo o Relatório Mundial da Felicidade da ONU (2025), a Dinamarca é o segundo país mais feliz do mundo.
Continua depois da publicidade
Mas isso não é em vão. Além da forte segurança, infraestrutura social e senso de comunidade, o país também possui uma importante política em todas as escolas: o ensino da empatia.
Nas escolas da Dinamarca, uma vez por semana os alunos participam do “Klassens tid”, um momento dedicado ao desenvolvimento da empatia entre estudantes de 6 a 16 anos.
Essa prática faz parte da rotina escolar do país há mais de três décadas, e é considerada tão importante quanto matérias como inglês ou matemática.
Continua depois da publicidade
Durante o Klassens tid, a turma se reúne para conversar sobre questões do dia a dia.
Os alunos podem trazer preocupações ligadas à escola ou à vida pessoal, e o grupo, junto com o professor, busca caminhos para resolver conflitos.
Em oposição a outros países do mundo, o foco da Dinamarca está na escuta atenta, no respeito e na compreensão do ponto de vista dos colegas.
Continua depois da publicidade
A escritora e psicóloga americana Jessica Alexander, autora de O Jeito Dinamarquês de Educar os Filhos, realizou uma pesquisa de campo para entender como a empatia é ensinada na Dinamarca.
Segundo o Adecco Group, ela explica que uma das principais estratégias é o trabalho em equipe, presente em cerca de 60% das atividades escolares.
O objetivo não é competir com os colegas, mas assumir a responsabilidade de apoiar quem tem mais dificuldade.
Continua depois da publicidade
As escolas também não entregam prêmios ou troféus por desempenho acadêmico ou esportivo, evitando criar um ambiente competitivo.
Em vez disso, adotam a cultura da melhoria contínua, na qual cada aluno acompanha o próprio progresso.
Outro elemento central é a aprendizagem colaborativa. Alunos com diferentes habilidades são agrupados para que possam se ajudar durante as aulas e desenvolver projetos em conjunto.
Continua depois da publicidade
Essa prática reforça desde cedo a ideia de que ninguém progride sozinho e que o apoio mútuo leva a resultados melhores para todos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade