Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Segundo a Vale, ele transportou 423 mil passageiros em 2024, um recorde desde a inauguração em 1986 | Reprodução/Vale
Embora desperte diferentes opiniões, o trem continua sendo um meio de transporte capaz de provocar emoções únicas, seja em trajetos urbanos intensos ou em longas viagens entre estados.
Continua depois da publicidade
Pouca gente sabe, porém, que o Brasil abriga uma impressionante rota ferroviária, com cerca de mil quilômetros de extensão e passagem por quase 30 cidades.
De acordo com o Correio do Estado, a Estrada de Ferro Carajás (EFC) é a rota de trem de passageiros mais longa da América do Sul.
Administrada pela Vale, ela se estende por 970 quilômetros entre o Pará e o Maranhão. Para se ter uma ideia, o trajeto total, entre São Luís (MA) e Parauapebas (PA), leva aproximadamente 16 horas.
Continua depois da publicidade
Nesse percurso, o trem percorre 27 cidades, mas só realiza paradas em 15 delas. Segundo a Vale, ele transportou 423 mil passageiros em 2024, um recorde desde a inauguração em 1986.
Para entregar uma viagem mais confortável e aconchegante, todo o trem é equipado com lanchonete, restaurantes e ar-condicionado nas classes executiva e econômica.
A estrutura também possui tomadas para carregar equipamentos elétricos, TVs, vagas para cadeirantes e banheiros adaptados para pessoas portadoras de deficiências.
Continua depois da publicidade
Quem se aventurar no percurso vai ter a oportunidade de conhecer paisagens exuberantes da Floresta Amazônica e do Nordeste do Brasil.
O trajeto é muito procurado por turistas. Por isso, é necessário adquirir os ingressos com antecedência no site da Vale ou nos pontos de passagem.
Partindo de São Luís, a saída ocorre sempre às segundas, quintas e sábados, às 8 horas. Já a partida de Parauapebas é às 6 horas, nas terças, sextas e domingos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade