Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Usada há séculos na medicina popular, a planta mulungu voltou a chamar atenção por seu poder relaxante e benefícios para o sono. | Freepik
A ansiedade já é considerada por muitos o mal do século, com aumento expressivo de pessoas com esse transtorno. Mas o que poucos sabem é que existe um chá, feito da casca de uma árvore, que pode ajudar a tratar a ansiedade. O mulungu.
Continua depois da publicidade
Embora os tratamentos com psiquiatra, psicólogo e medicação sejam indispensáveis, o chá de mulungu pode ser um importante aliado no tratamento dessa doença.
O nome é engraçado, mas sua eficácia é comprovada, conforme análise do fitoterapeuta Manuel Reis, para o site Tua Saúde. Saiba como o composto natural funciona e como preparar esse poderoso chá.
De nome científico Erythrina mulungu, o mulungu é uma planta com propriedades sedativas, muito indicada para estresse, ansiedade e insônia. Ela pode ser facilmente encontrada em lojas de produtos naturais.
Continua depois da publicidade
Além das indicações já citadas, ela também possui ação analgésica e no alívio de dores reumáticas e de cólica, explica o especialista.
“O mulungu geralmente é usado na forma de chá, que pode ser preparado com as cascas ou folhas secas da planta. O mulungu pode ainda ser encontrado na forma de cápsulas”, diz.
Para combater a ansiedade, o mulungu provê boas quantidades de hipaporfina, eritrina e eritravina, compostos com ação ansiolítica que ativam os receptores de GABA.
Continua depois da publicidade
O GABA é neurotransmissor que atua como relaxante no sistema nervoso, por isso ajuda a controlar a ansiedade e o estresse.
O mulungu também tem propriedades hipotensoras, proporcionadas pela presença de eristristemina e a erisotiopina, que são compostos alcaloides. Ou seja, ajuda a controlar a pressão arterial.
Ainda de acordo com o especialista, o mulungu é usado principalmente na forma de chá. Embora também possa ser recomendado na forma de cápsulas.
Continua depois da publicidade
O chá pode ser preparado da cascas de sua árvore ou mesmo de folhas secas da planta.
“A casca é a parte mais utilizada do mulungu para o preparo de chá, que pode ser encontrada na sua forma natural ou em pó”, diz o artigo. Veja abaixo a indicação de uso para chá:
Ingredientes:
Continua depois da publicidade
Modo de preparo:
Em uma panela, ou chaleira, colocar as cascas de mulungu e a água, levando ao fogo para ferver por 10 minutos. Desligar o fogo, deixar amornar, coar e beber. Beber até 3 xícaras desse chá por dia.
O chá de mulungu pode ser usado por um período máximo de 30 dias seguidos, alerta o artigo do portal Tua Saúde.
Continua depois da publicidade
As sementes de mulungu não devem ser usadas, uma vez que possuem substâncias tóxicas.
Além disso, efeitos colaterais, embora raros, podem se manifestar, como paralisias musculares em algumas pessoas.
Por fim, o mulungu não é indicado para crianças e adolescentes menores de 18 anos. Grávidas, lactantes, pessoas com insuficiência cardíaca e arritmia também não devem usar o composto.
Continua depois da publicidade
Em qualquer situação, o mulungu só é recomendado após uma consulta com um médico.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade