X

Frutas calóricas

5 frutas que apresentam maiores níveis de calorias

Gazeta preparou uma lista dessas frutas para você que procura fazer uma boa dieta. Confira;

Raphael Miras

Publicado em 09/06/2024 às 14:30

Atualizado em 10/06/2024 às 16:43

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Conheça as 5 frutas mais calóricas para comer com moderação / nensuria

As frutas são uma opção saudável para quem quer emagrecer, principalmente quando substituem lanches muito calóricos. No entanto, é importante que as frutas mais calóricas sejam consumidas em pequenas quantidades, para não atrapalhar a perda de peso.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um adulto deve consumir, pelo menos, 400 g de frutas, verduras e legumes por dia — por isso, nada de evitar esse tipo de alimento.

Apesar de apresentarem benefícios universais, elas variam em calorias e, para quem busca emagrecimento, saber diferenciar entre aquelas que pode consumir em maiores quantidades e aquelas que requerem maior controle de quantidade é essencial.

Confira aqui a lista das cinco frutas com alto nível de caloria que a Gazeta separou para você;

1. Coco

Coco Foto: Racool_studio

Segundo a nutricionista Tatiana Zanin, o coco pode auxiliar na redução do colesterol ruim e até ser um bom aliado ao emagrecimento quando consumido de forma moderada. Isso porque uma unidade de coco seco oferece até 600 calorias e, em 100g, 354 calorias, o que pode equivaler a uma refeição completa.

2. Abacate

AbacateFoto: jcomp

A nutricionista também disse para o site "Tua saúde", que o abacate é fonte de gordura e contém vitamina E, um antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento precoce. É uma excelente opção quando o assunto é diabete, pois ajuda a reduzir os altos níveis glicêmicos e também é um potente anti-inflamatório. 

Contudo, apesar de saudáveis, as gorduras presentes nesse alimento têm alto valor calórico. Ponderação na quantidade também é necessário. Em 10g, há aproximadamente 160 calorias.

3. Jaca

JacaFoto: Artyponds

Uma fruta rica em potássio, normalmente associada à prevenção de catarata, a jaca também oferece uma vasta densidade nutricional. 

Entretanto, o termo “enfiar o pé na jaca” não existe à toa, pois a fruta também é boa fonte calórica e, dessa forma, vai requerer ponderação nas quantidades. Em 100g, há cerca de 90 calorias.

4. Açaí

AçaíFoto: Valentina R.

Um fruto que lidera o ranking dos alimentos com maior teor de antioxidantes, o açaí é, de fato, uma “joia” na alimentação. É rico em gorduras mono e poli-insaturadas, conhecidas como gorduras saudáveis, e também oferece vitamina C e vitaminas do complexo B.

Ele ainda ajuda na imunidade, no controle do colesterol e na saúde do coração. Quando consumido da forma adequada, ou seja, in natura, oferece 70 calorias em 100 g. Cuidado, sobretudo, ao misturar com itens calóricos, como leite condensado e paçoca.

5. Caqui

CaquiFoto: spams

Apesar de calórico, o alimento é rico em fibras que proporciona saciedade e efeito antioxidante no organismo. Ajuda também a acelerar o ritmo intestinal e pode ser bom aliado à saúde ocular. Em 100g, há uma média de 71 calorias.

*Texto sob supervisão de Suzana Rodrigues


 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

MOBILIDADE URBANA

Linha 6-Laranja: túneis se encontram na zona norte de SP

Cerimônia celebrou o encontro dos túneis da futura estação Brasilândia e do Pátio Morro Grande

Leilão de veículos

Detran-SP realiza leilão online com lances a partir de R$ 2 mil

Carros conservados e sucatas disponíveis; visite e faça seu pré-lance em julho

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter