Publicidade

X

CORONAVÍRUS

São Caetano inicia programa de testagem domiciliar

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de São Caetano do Sul, o Instituto de Medicina Tropical da USP, curso de Medicina da USCS e conta com a ajuda da General Motors Brasil

Kelly Amorim

Publicado em 07/04/2020 às 12:11

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

O material coletado será enviado para o Instituto de Medicina Tropical da USP e o resultado estará disponível em até 48 horas / Eric Romero/PMSCS

Nesta segunda-feira (6), a Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou o programa de testagem domiciliar exclusivo aos moradores com sintomas de gripe (febre, tosse, coriza). Esta é uma das medidas para conter a disseminação e a proliferação do novo coronavírus.

A medida é uma parceria com o Instituto de Medicina Tropical da USP (Universidade de São Paulo) e o curso de Medicina da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). A General Motors do Brasil também apoia a iniciativa e emprestou 18 carros para a prefeitura.

Para receber o kit para a autocoleta, o morador deve registrar seus dados pessoais e informar os sintomas pelo hotsite coronasaocaetano.org ou pelo Disque Coronavírus (0800 774 4002). O morador pode utilizar o site em qualquer hora do dia, mas o funcionamento do Disque é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

O cadastro será avaliado e alunos do 5º e do 6º ano do curso de Medicina da USCS ligarão para o morador em no máximo 24h para complementar as informações. Após este primeiro atendimento, será decidido se o paciente será monitorado ou se uma equipe será enviada para entregar o kit na residência.

O morador receberá um vídeo explicativo para realizar a autocoleta, que se baseia na retirada de secreções das narinas e da garganta por dois cotonetes. Após receber o vídeo, um aluno e um agente do Programa Saúde da Família (PSA) identificados e com luvas, máscaras e outros equipamentos de proteção individual visitarão o morador.

O material coletado será enviado para o Instituto de Medicina Tropical da USP e o resultado estará disponível em até 48 horas. “Assim temos uma intervenção mais rápida, com diagnóstico precoce, e isolamos o morador com síndrome gripal, que pode ser um indicativo de Covid-19, diminuindo a exposição dele a outras pessoas e dos profissionais de Saúde aos riscos de transmissão do vírus”, destaca o prefeito José Auricchio Júnior.

KITS.

A rede municipal possui 4 mil kits de testes para o programa. “É uma estratégia de contenção da epidemia, baseada em princípios exitosos na Coreia do Sul e no Canadá, e que segue os parâmetros da OMS [Organização Mundial da Saúde]”, ressalta o professor do curso de Medicina da USCS e infectologista da rede municipal de Saúde, Fábio Leal, um dos coordenadores do projeto. “É uma grande medida para frear a disseminação do coronavírus”, destacou a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Vagas para estudantes

Prefeitura de Itapevi abre seleção para estágio; confira vagas e salários

Processo seletivo é organizado pelo Centro de Integração Empresa Escola; ao todo, serão 61 vagas disponíveis

IMUNIZAÇÃO

Taboão da Serra inicia vacinação contra a gripe; veja unidades

Campanha é voltada para imunização dos grupos prioritários em Taboão da Serra, na Grande SP

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter