últimas notícias
Idosa é vacinada em São Caetano do Sul, na Grande SP
Idosa é vacinada em São Caetano do Sul, na Grande SP
Foto: Divulgação/Prefeitura de São Caetano do Sul

São Caetano pretende vacinar mais de mil idosos e funcionários de instituições

Vacina começou a ser aplicada na última sexta-feira; Luiza Peinado Campoi, de 104 anos, foi a primeira idosa a receber a dose

A cidade de São Caetano do Sul, na região do ABC Paulista, divulgou que vai vacinar 1.057 asilados e funcionários das ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) nesta semana. A imunização contra Covid-19 neste grupo teve início na última sexta-feira (22).

“Essa vacina representa uma grande conquista depois de um árduo trabalho que realizamos, por meio de um sistema de vigilância epidemiológica, ao longo de 2020. Tivemos 14 surtos, que conseguimos combater tanto nas instituições filantrópicas quanto privadas. Evitamos que a mortalidade fosse maior que a ocorrida, cerca de 3%”, disse a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

A primeira dose foi aplicada no Lar Nossa Senhora das Mercedes, no Bairro Santa Maria, onde 108 pessoas foram imunizadas contra Covid-19. O prefeito interino Tite Campanella, que acompanhou o início da vacinação na instituição, disse que a cidade está estruturada e preparada para atender com tranquilidade à população. “Desde quarta-feira temos feito um trabalho constante nos hospitais da cidade, imunizando os profissionais que atuam diretamente no combate à pandemia. Ontem, finalizamos a imunização dos profissionais do SAMU e agora, seguiremos vacinando os idosos institucionalizados”, afirmou.

A primeira idosa vacinada foi Luiza Peinado Campoi, de 104 anos. “A vacina é muito necessária”, afirmou a idosa, que demonstrou muita alegria ao receber o imunizante. Aos 104 anos, ela ainda brinca, conversa com todos e faz questão de dizer: “estou me sentindo joia, ainda leio e escrevo”, relatou. Ela foi infectada pelo vírus, mas venceu a doença em maio.

Em seguida, foi a vez de Felícia San Juan Veja, de 100 anos; Iraci Galão, de 86 anos, e Zilá de Barros, de 81 anos.

Galeria de Fotos

Comentários

Tops da Gazeta