últimas notícias

Vacinação contra raiva começa na próxima semana em Taboão da Serra

Será possível vacinar os pets em postos volantes até o dia 31 de agosto; vacinação percorrerá os bairros da cidade Por Nely Rossany De São Paulo

A campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos começa na quarta-feira, dia 1º de agosto, em Taboão da Serra. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, a vacina será disponibilizada em diversos pontos da cidade como escolas e condomínios.

Nos dois primeiros dias da ação, as doses estarão no bairro Parque Laguna.

Depois, será possível vacinar os pets em postos volantes até o dia 31 de agosto, segundo o calendário da prefeitura. A lista completa pode ser acessada no site www.ts.sp.gov.br.

Para vacinar, o dono precisa levar seu cão ou gato em um dos pontos, com o cartão de vacinação. Só não serão vacinados animais doentes. Os animais devem ter, no mínimo, três de meses de idade.

“Quem tem cão e gato não pode deixar de aderir essa campanha e levar o seu animal para receber a dose contra a raiva. A vacina é a única maneira de evitar a doença”, reforçou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.

Quem não conseguir vacinar, poderá, assim que terminar a campanha, ir até o CCZ de segunda a sexta-feira nos horários das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30.

A doença

Agosto é conhecido com o mês do cachorro louco. Por isso mesmo, é o período da campanha de vacinação contra raiva, uma doença grave que atinge os animais e os seres humanos e pode matar rapidamente. A doença é transmitida através da mordida de animais infectados. Assim, a vacinação anual é obrigatória e auxilia no controle da doença.

A raiva é uma zoonose infecciosa aguda causada por um vírus e compromete o sistema nervoso central.

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra alerta  que, cães e gatos não devem ter livre acesso ás ruas e que ao sair com o animal é preciso  utilizar coleira e guia. Em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos o ferimento deve ser lavado com água e sabão e logo em seguida é preciso procurar orientação médica. Para mais informações o Centro de Controle de Zoonoses fica na rua Victor Campisi, nº 250, no Parque Industrial das Oliveiras. O telefone é 4701-8147.

Tops da Gazeta