últimas notícias

Novo secretário quer levar Cultura para todos os bairros de Taboão da Serra

Uma das ideias, segundo o secretário Wanderley Bressan, é levar atividades para bairros como o Jardim Record, através da Arena Multiuso Por Matheus Herbert De São Paulo

Há pouco mais de 60 dias no cargo, o novo secretário de Cultura de Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo, Wanderley Bressan diz que quer ser lembrado como o “secretário do diálogo” e que se sente feliz e entusiasmado no cargo. Em entrevista exclusiva à Gazeta, Bressan destacou os desafios de descentralizar a Cultura e conseguir levar para todos os bairros da cidade e também a importância da população participar das atividades que a prefeitura oferece.

“Muitas vezes parte da própria população acha que a Cultura não é importante, mas não é assim. Investir em cultura é muito importante, porque a pasta Cultura consegue dialogar com todas as outras secretarias de uma administração e transforma a vida das pessoas. Não podemos aceitar que só o centro de Taboão participe de atividades e tenha acesso a Cultura, temos que levar ela para todos os bairros, principalmente os periféricos”.

Uma das ideias, segundo o secretário é levar atividades culturais para bairros como o Jardim Record, que há um ano conta com a Arena Multiuso, um espaço de 25 mil m² com academia ao ar livre, praça e pista de skate. “Temos a Arena Multiuso justamente em um bairro importante da cidade, o Jardim Record. Precisamos ocupar aquela área com muitas atividades. Cultura precisa ser democrática e atender a todos da cidade”, afirma.

A pasta da Cultura em Taboão da Serra vinha sendo criticada por não apresentar novos projetos. Para Bressan, a crise financeira que acometeu as prefeituras prejudicou muito os investimentos de todas as cidades da região. “Por isso alguns dizem que a pasta estava esquecida, na verdade a falta de verba impossibilitava a criação de novos projetos”.

Nos primeiros dois meses no cargo, o secretário afirma que retomou o diálogo com todos os movimentos sociais de Taboão da Serra e que novos projetos devem começar em breve.

Parada LGBT

A cidade de Taboão da Serra deixou de receber grandes eventos nos últimos anos, como desfile das escolas de samba da cidade e a Parada LGBT. Antes de assumir a Secretaria da Cultura, Wanderley Bressan foi por muitos anos um dos organizadores da Parada.  “Muitos questionam a volta da parada LGBT em Taboão da Serra, por exemplo, só que mais importante do que a parada, é termos políticas públicas na cidade para esse público. Quem sabe no próximo ano, voltamos a ter a parada, porque exige muito investimento também”.


*Matéria com colaboração de Nely Rossany

Tops da Gazeta