últimas notícias

Campanha Julho Amarelo realiza testes de Hepatite C em Taboão da Serra

De acordo com a Secretaria de Saúde, o objetivo é ampliar o diagnóstico precoce da Hepatite C através da realização de testes rápidos nas UBS do município e estimular a vacinação da Hepatite B Da Reportagem De São Paulo

A Campanha Julho Amarelo acontece até o próximo dia 3 em Taboão da Serra. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo é ampliar o diagnóstico precoce da Hepatite C através da realização de testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e estimular a vacinação da Hepatite B.

O público-alvo da campanha são pessoas acima dos quarenta anos e portadoras de diabetes, que devem ir até a UBS mais próxima da sua residência e solicitar a realização do teste rápido para Hepatite C.

As hepatites B e C são doenças que causam a inflamação do fígado e podem levar a graves problemas de saúde, como a cirrose hepática e o câncer hepático. “O teste é importante para detectarmos a doença e após a confirmação, tratar com as medicações adequadas, para assim não trazer problemas de saúde mais graves ao paciente”, comentou a secretária de Saúde Dra. Raquel Zaicaner. Uma em cada cinco pessoas que se contaminam com o vírus da hepatite C evolui para a cura espontânea. Aqueles que não se curam espontaneamente apresentam a forma crônica, que é potencialmente grave, pois cerca de 40% progridem para a cirrose hepática e consequentemente a morte. “O foco da campanha é identificar possíveis portadores da hepatite C, através do incentivo às pessoas de irem até as UBS e fazerem o teste rápido”, comentou o diretor da Clínica de DST e Hepatites Virais de Taboão, Dr. Ricardo Moraes.

Tops da Gazeta