últimas notícias

Embu das Artes tem inscrições abertas para curso de saneamento

O evento vai abordar teoria e prática para a instalação residencial de tratamento de esgoto com o uso de plantas Da Reportagem De São Paulo

Para colaborar com a redução de poluentes nos rios, a Sociedade Ecológica Amigos de Embu – SEAE, em parceria com a Infra Verde, promove no próximo dia 18 (sábado) novo curso “Saneamento Ecológico – Jardins Filtrantes”, que visa abordar teoria e prática para construir uma estação de tratamento ecológico de esgoto residencial, que usa, entre os elementos, plantas com raízes purificadoras.

O curso será realizado na sede da ONG SEAE, localizada na região central de Embu das Artes, Grande São Paulo, que receberá a instalação em seu próprio sistema hidráulico.

As informações serão ministradas por Rodolfo Almeida, ambientalista, diretor do Canal Infra Verde e presidente à frente da SEAE e não é necessário nenhum conhecimento prévio: todas as técnicas serão compartilhadas de modo interativo, para que os participantes entendam os conceitos e sejam capacitados a realizarem os procedimentos em sua própria residência.

O saneamento através de biossistema, que soma o biodigestor com a zona de raízes, devolve o esgoto tratado e purificado para que não cause impacto ao meio ambiente. Ele pode ser instalado próximo da casa, não gera odores, não atrai insetos e ainda se torna um lindo jardim florido.

Os custos para a construção de uma estação ecológica residencial são basicamente os mesmos ou até mais baratos do que uma estação convencional.

O resultado se estende para um menor custo para o tratamento de potabilidade da água que abastece as cidades, tanto para o governo, como para empresas de tratamento e para o cidadão comum.

As vagas são limitadas. Para participar é necessário realizar a inscrição no site da SEAE: www.seaembu.org.

Associados da SEAE têm desconto de R$ 50,00 e todo o valor arrecadado será revertido para a manutenção da ONG, que atua especialmente com educação ambiental e fiscalização de crimes contra o meio ambiente.

Tops da Gazeta