últimas notícias

Taboão alcança meta do Ideb para 2021

Educação básica de Taboão registrou nota 6.8 e ficou a frente de Itapecerica com 6.3 e Embu das Artes com 6.2 pontos Por Matheus Herbert De São Paulo

A educação básica (do 1º ao 5º ano) do município de Taboão da Serra está entre as melhores da região sudoeste da Grande São Paulo, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na segunda-feira. O ensino taboanense alcançou nota 6,8 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017 e ultrapassou a meta que era para o ano de 2021, estabelecida em 6.5. Taboão da Serra ficou à frente de Barueri (6.5 pontos), Itapecerica da Serra (6.3 pontos), Embu das Artes (6.2 pontos). A nota nacional foi de 5.8 pontos e a do estado de São Paulo foi de 6.5 pontos. Os dados podem ser acessados no site (ideb.inep.gov.br).

O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra, João Medeiros justificou a nota obtida no índice apontando os investimentos. “Há seis anos estamos investindo pesado na educação das nossas crianças. Contratamos mais professores, implantamos em nossas escolas diversos projetos e ações, como o Matematicando, o Mind Lab (Mente Inovadora), a Khan Academy, além da distribuição dos kits Jovens Leitores. Todas estas ações contribuíram para um aprendizado eficaz que elevou a qualidade no ensino. Esta nota é a certeza que continuamos no caminho certo”, afirmou o secretário de Educação, prof. João Medeiros.

De acordo com a o IDEB 2017, as melhores escolas públicas de Taboão da Serra são a EMEFEM Rui Barbosa (7.6 pontos) e em segundo a EMEF Prof. Oscar Ramos Arantes (7.5 pontos). Já o terceiro lugar ficou com as EMEFs Dalva Barbosa Lima Janson, Dr. Anísio Dias dos Reis, Cecília Meireles e Profª. Maria Alice Borges Ghion, todas com 7.3 pontos cada.

Segundo a Prefeitura de Taboão da Serra, o grande destaque é a EMEF Dalva Barbosa Lima Janson. A escola do Jardim Salete que atende 840 alunos cresceu 1.1 pontos em comparação ao IDEB 2015, cuja nota foi 6.2 pontos, o que representa um salto de 18%.

“Uma cidade sem educação é uma cidade sem futuro. Quando fui eleito assumi o compromisso de garantir uma educação de qualidade para os nossos alunos e o resultado do IDEB 2017 comprova o nosso empenho. Os meus parabéns a todos alunos, professores e profissionais que fazem a educação municipal de Taboão da Serra uma das melhores da região”, disse o prefeito Fernando Fernandes (PSDB).

Ideb

O Ideb faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que estabelece metas para elevar a qualidade de ensino das escolas brasileiras. A nota é calculada com base no desempenho dos alunos na Prova Brasil, no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e na taxa de aprovação e evasão escolar. Quanto maior a nota dos alunos no teste, quanto menos desistências e repetências a escola registrar e melhor será a classificação da escola no índice.

Tops da Gazeta