últimas notícias

Prefeitura de Santo André vai conceder 16 linhas de ônibus no ABC

O contrato prevê 82 ônibus em uma concessão pelo prazo de 20 anos, podendo ainda ser prorrogado Da Reportagem De São Paulo

A Prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, publicou nessa semana um novo edital para a concessão de 16 linhas de ônibus que ligam a região da Vila Luzita ao centro da cidade. O edital chegou a ser suspenso, após uma ação do Ministério Público apontar irregularidades, principalmente em relação a questões ambientais, mas agora está em vigor.

Atualmente, as linhas da região vinham sendo feitas por uma empresa em contrato de prestação temporário de serviço.

Não é comum a realização de editais para contratação parcial de linhas, mas em Santo André isto está ocorrendo porque a Expresso Guarajá, que fazia os trajetos, entrou em falência em outubro de 2016. Desde então, a empresa Suzantur opera provisoriamente as linhas.

O contrato prevê 82 ônibus em uma concessão pelo prazo de 20 anos, podendo ainda ser prorrogado.

Estão previstos ainda investimentos em infraestrutura no terminal da Vila Luzita, a revitalização de 40 pontos de parada e a implantação de idade máxima para a frota.

O edital prevê ainda a substituição gradativa da frota de ônibus a diesel por outras mais veículos renováveis. No 1º ano, a redução na emissão de poluentes deve ser de 40%. No 20º ano, a meta é ter 100% de frota movida a energia limpa.

Tops da Gazeta